A Comissão Europeia está a organizar workshops sobre procurement público socialmente responsável. Dirigidos a organismos públicos e a entidades da economia social, abrangerão 12 Estados membros. Portugal está incluído, com a formação a acontecer a 4 de junho.
Enquadrando esta iniciativa, a Comissão relembra que os contratos públicos contribuem aproximadamente com 14% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia. E, nesse sentido, questiona se será viável realizar compras públicas de forma mais responsável e social.
Deste modo, propõe-se apoiar os profissionais que trabalham nas autoridades públicas e nas entidades da economia social, com formação gratuita. Em Portugal, essa formação decorre em Lisboa em colaboração com a ESLIDER e o apoio do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção.
No que toca aos profissionais da administração pública, o workshop irá capacitá-los para redigir documentos de concurso que incluam eficazmente os contratos públicos socialmente responsáveis, bem como para definir objetivos de contratação pública socialmente responsável. Ao mesmo tempo, será uma oportunidade para melhorarem as competências de comunicação para interagir com entidades da economia social e alinhar expectativas.
Já em relação às entidades da economia social, a formação permitir-lhes-á aprender sobre os diferentes procedimentos de adjudicação de contratos; comunicar a capacidade para cumprir os objetivos de contratação pública socialmente responsáveis; e ainda compreender melhor os serviços que podem oferecer.
O workshop, em formato presencial, decorre durante todo o dia 4 de junho, em língua portuguesa.