Iniciando o crescimento esperado para 2024, o primeiro trimestre do ano apresentou um crescimento homólogo de 16% na carga movimentada, registando 11,5 milhões de toneladas.
O maior destaque foi para a carga geral, que já representa 50% do total movimentado no porto, tendo apresentado um aumento de cerca de 20%, e apresentando-se como o segmento que teve a maior evolução na última década. Nesta faixa encontra-se a carga contentorizada, que movimentou 5,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 36%.
O Terminal de Contentores de Sines movimentou cerca de 450.000 TEU durante este período, tendo crescido homologamente 28%.
Ao nível dos granéis líquidos, estes mantiveram a performance anterior, movimentando cerca de 5,6 milhões de toneladas, enquanto os granéis sólidos começam a recuperar, devido à diversificação e dinamização de novas cargas movimentadas no Terminal Multipurpose. Aos poucos os índices de movimentação deste terminal, “fortemente penalizado pelo encerramento das centrais termoelétricas do país”, têm recuperado, com a contribuição de cargas como minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira.
“O Porto de Sines continua a posicionar-se no panorama mundial como porta de entrada privilegiada na Europa e hub estratégico nos vários segmentos de carga, preparando-se ainda para a receção e movimentação de novas cargas, nomeadamente no que diz respeito aos novos combustíveis, cumprindo os desígnios das metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu”, avança o Porto de Sines em comunicado.