Potenciar a formação em áreas como a Logística, Gestão de Armazéns, Gestão de Operações e Gestão de Cadeias de Abastecimento, com uma grande componente prática. É este o foco do Log.lab, o laboratório de logística do Instituto Superior Técnico (IST), powered by Worten, inaugurado esta terça-feira, 14 de maio.
O projeto – sediado no Polo de Oeiras do Técnico, no Taguspark – resulta de uma parceria estratégica firmada entre as duas entidades em janeiro de 2022, centrada nas áreas da Engenharia e Gestão Industrial e da Logística.
Na sua génese, está uma ideia de duas docentes do IST: Susana Relvas e Tãnia Ramos, que, desde 2016, planeavam a criação de um laboratório associado à temática da Logística. Contando desde o início com o apoio do Departamento de Engenharia e Gestão, viria a ser concretizado por via da parceria com a Worten.
“Este é um exemplo de como as parcerias empresariais podem trazer benefícios mútuos. Tal é possível através da construção, em conjunto, de diferentes iniciativas que envolvem alunos e docentes e que os colocam em contacto com o mundo profissional de forma ativa.”, afirmam as professoras responsáveis.
Por sua vez, o CEO da Worten, Miguel Mota Freitas, sustenta que a supply chain é “uma área de extrema importância para o negócio” e em que a empresa aposta “cada vez mais, como parte de uma forte estratégia omnicanal”. “Investir no conhecimento em áreas como a Logística e a Gestão Industrial e conhecer as últimas tendências do setor, nomeadamente as potencialidades da transformação digital e da Logística 5.0, é fundamental para manter os nossos colaboradores atualizados e preparados para responder rapidamente às exigências do mercado”, desenvolve, acrescentando que esse é o mérito da parceria com o IST.
Ao abrigo da parceria, está previsto o desenvolvimento de iniciativas conjuntas como um prémio de mérito anual, a doação de equipamentos para proporcionar mais e melhores meios educacionais, a formação avançada com a atualização profissional para os colaboradores da Worten, e workshops universidade-indústria, com o objetivo de estreitar a ligação entre as duas entidades.
O Log.Lab foi equipado com hardware da Zebra Technologies, tendo o ecossistema sido completado pela Sysdev Mobile Computing com soluções desenvolvidas em Kalipso Studio. Explica o CEO da empresa, Arsénio Gil, que foram usadas tecnologias como RFID, conexão a base de dados e multiplataforma (Android e Windows). “Agradecemos o convite para fazer parte de um projeto tão nobre, esperando que possa inspirar alunos a pensar em setores associados a logística e supply chain.”, partilha, numa nota na sua página no LinkedIn.