Em conjunto com a Medway, a Sogrape está a equacionar novas rotas de transporte para os seus vinhos, de forma a atingirem as suas metas de sustentabilidade. Os testes de transporte envolvem o envio de encomendas de Porto/Avintes para Logronho (Espanha), entre a Sogrape e a LAN.
A ferroviária mostrou-se empenhada em desenvolver e expandir o fluxo ferroviário, e demonstrou interesse em desenvolver este fluxo com a Sogrape.
O envio das mercadorias será feito para Logronho via multimodal: ferrovia até Saragoça e inland por camião, até Logronho.
“O nosso objetivo é aumentar o fluxo ferroviário e desenvolver esta parceria, de modo a sermos mais sustentáveis através da redução da pegada”, explica Dália Moreira, diretora de Supply Chain da Sogrape, à Supply Chain Magazine. “Temos um grande desafio: ter escala! Existe a necessidade de captação de mais parceiros na utilização da ferrovia, por forma a torná-la mais competitiva”, avança ainda. Desse modo, espera conseguir aumentar a frequência de saída, que atualmente é semanal, reduzir os lead times e aumentar a capacidade de equipamento disponível.
“Esperamos conseguir alargar esta solução a novos destinos que a Medway nos possa oferecer para a Europa”, comenta ainda a responsável.
No âmbito do Programa Global de Sustentabilidade – Seed the Future – o Departamento de Supply Chain da Sogrape em Portugal, implementou este ano uma ação de redução da pegada de carbono na distribuição dos seus vinhos, reduzindo as suas emissões em 70% entre Portugal e Itália, e do que seria uma emissão de 326,08 toneladas de CO2, passaram a ser 93,18 toneladas. Para além da ferrovia, também apostaram no transporte marítimo que, apesar de envolver uma maior distância, tem pouco impacto em termos de lead times, mas apresenta vantagens a nível da sustentabilidade.