A Santos e Vale anunciou o aumento da sua frota de camiões euro-molulares (EMS – European Modular System) para 26 veículos de última geração. Estes camiões de mercadorias de duplo trailer permitem retirar 13 semi-reboques das suas operações, levando a um maior aproveitamento do espaço e a uma redução carbónica anual de 1.452 toneladas de CO2.
Esta iniciativa faz parte da política ambiental e de sustentabilidade da empresa, reforçando deste modo o seu compromisso em reduzir a pegada carbónica e promovendo práticas ambientais responsáveis. A Santos e Vale afirma-se também como a detentora da maior frota deste tipo de veículos no país.
Joaquim Vale, administrador do Grupo Santos e Vale, destaca que “estamos comprometidos em liderar pelo exemplo no setor de transportes e logística, demonstrando que é possível combinar eficiência operacional com responsabilidade ambiental”, e afirma que “o nosso objetivo é continuar a inovar e a investir em soluções que nos permitam crescer de forma sustentável”.
A Santos e Vale avança que pretende continuar a implementar políticas de sustentabilidade, dando como exemplos áreas como a otimização de rotas de transporte, a utilização de combustíveis alternativos e a implementação de programas de formação para motoristas sobre condução eco-eficiente. “Este conjunto de medidas integra uma estratégia ampla de responsabilidade corporativa ESG, destinada a promover um futuro mais sustentável para todos”, destaca ainda o comunicado, reforçando que o operador logístico detém a maior rede de plataformas de distribuição e logística em Portugal, contando com 24 plataformas.
Recorde-se que a Santos e Vale iniciou o investimento em camiões euro-modulares em 2019, quando adquiriu quatro veículos para as suas operações.