A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) assinaram no passado dia 27 de maio uma declaração de parceria para troca de boas práticas, em especial no âmbito das missões empresariais.

Este tratado insere-se na “Ação Melhores práticas internacionais para a preparação e organização de missões empresariais” da AIPEX, dinamizada em parceria com a AICE e com o apoio da Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola, e através desta espera-se que seja reforçado o diálogo de políticas públicas entre a UE e Angola na área do crescimento económico e desenvolvimento sustentável, bem como apoiar o esforço de diversificação económica daquele país.

Filipe Santos Costa, presidente da AICEP, e Arlindo das Chagas Rangel, presidente do conselho de administração da AIPEX, assinaram o compromisso entre as duas instituições congéneres.

Deu-se ainda o Seminário de Boas Práticas na Organização de Missões Empresariais, nas instalações da AICEP, em Lisboa, incluindo a apresentação das principais conclusões do estudo sobre a experiência de promoção da exportação e atração de investimento em Portugal e em Angola e mesas-redondas sobre as melhores práticas nos sectores agroalimentar e das infraestruturas.

O dia encerrou com uma Ação de Diálogo entre a AIPEX e a AICEP, onde foram inseridos os seguintes tópicos:
• Missão com um workshop realizado em Luanda a 15 e 16 de abril;
• Capacitação online de técnicos e dirigentes da AIPEX pela Academia AICEP;
• Elaboração de um estudo sobre as experiências portuguesa e angolana na promoção da exportação e atração de investimento;
• Criação de um guia de boas práticas para missões empresariais.

“O reforço desta parceria entre a AICEP e a AIPEX assinala não só o forte compromisso na cooperação entre as duas instituições, mas também entre Portugal e Angola. Os nossos países têm um longo histórico de cooperação que está, e bem, em permanente aprofundamento”, começa por destacar Filipe Santos Costa. “A partilha de conhecimento sobre as melhores práticas de internacionalização e angariação de investimento é mais uma etapa desse caminho. Um caminho de reforço de competências das suas Agências de Promoção do Comércio e do Investimento AICEP e AIPEX com o objetivo de estimular o crescimento dos dois países”.

No passado dia 28 de maio, a AIPEX, acompanhada pela AICEP, visitaram o Complexo Industrial e Logístico de Sines para conhecer o contributo da aicep Global Parques na atração de investimento e projetos em curso na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e no Porto de Sines, incluindo encontros com os dirigentes da aicep Global Parques, da ZILS e da Administração do Porto de Sines.