No passado dia 28 de maio, a Ford Trucks realizou um evento no Outeiro Test Center, em Leiria, para o lançamento da sua nova oferta F-Line, onde estiveram presentes mais de 200 pessoas. Os primeiros clientes a receber os novos veículos foram a Canana & Filhos Empreiteiros, Lda., e a Gintegral – Gestão Ambiental, S.A.

Esta nova gama vem complementar a oferta da empresa ao nível de camiões de estrada, construção e tratores, com um novo motor e nova transmissão Ecotorq, transversal a todos os modelos. Através destes novos equipamentos, a F-Line mostra-se como uma aposta no desempenho, potência, durabilidade, economia de consumos e segurança. Ao nível do design, a nova linha apresenta mudanças ao nível exterior, mas também interior, contando com uma cabina mais pequena e adequada a contextos domésticos e trabalhos específicos, como é o caso da construção, recolha urbana ou distribuição para o retalho.

A série F-Line é aumentada pelo sistema de recirculação dos gases de escape, turbocompressor de geometria variável, sistema de injeção de combustível common-rail e unidade de controlo eletrónico inteligente. O motor Ecotorq foi especialmente concebido para esta linha e encontra-se disponível nos tamanhos de 9L e de 12,7L. Produz 330 PS e 420 PS de potência na série de estrada; 330 PS, 420 PS e 450 PS na série de construção; e 450 PS (4×2) e 480 PS (6×4) na série de tratores.

Na série de estrada está ainda o modelo Lowliner, de chassis baixo, concebido para o transporte de cargas de grande volume. O sistema de suspensão pneumática traseira melhora o conforto de condução dos veículos. As opções disponíveis para esta série são 4×2, 6×2, 6×4 ou 8×2, com diferentes tamanhos de cabina e distância entre eixos.

No caso da construção, destaca-se a cabina ergonómica renovada com opções 4×2, 6×2, 6×4 e 8×4, que melhoram o conforto e a eficiência de trabalho.

A série de tratores conta com inúmeras novas funções e tecnologias concebidas a pensar no conforto, estando disponível com as opções 4×2 e 6×4.

Lançamento
O evento contou com a presença de elementos do núcleo da Ford Trucks Portugal, como Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, e António Legas, diretor comercial da Oneshop.

Portugal foi o primeiro país da Europa Ocidental em que a Ford Trucks entrou, em 2019, e desde então, já cerca de 1.500 camiões da marca foram colocados nas estradas com matrícula portuguesa. “Acreditamos que esta nova linha vai contribuir para o nosso crescimento em Portugal”, apontou o CEO, “o nosso objetivo é, a cada dia que passa, colocar mais um camião na nossa estrada, e estou certo de que esta nova linha F-Line no vai ajudar a colocar ainda mais veículos na estrada e a estar cada vez mais próximos dos nossos clientes”.

Neste momento, o desafio da Ford Trucks passa pela “capacidade de atrair e reter motoristas, desenvolvendo produtos ao mais alto nível tecnológico, como é o caso desta linha F-Line”, destacou ainda Bruno Oliveira.

Para além dos representantes nacionais, também estiveram presentes elementos da Ford Otosan e International: Burak Hoşgören, director internacional da Ford Trucks, Koray Kuvvet, managing director Iberia da Ford Trucks International, e Gökçe Reynst, Sales Lead para Espanha e Portugal.

Burak Hoşgören destacou que “sinto-me muito feliz por estar presente neste evento de lançamento com a nossa equipa portuguesa. Temos estado a crescer e estamos a melhorar por todo o mundo. Estamos presentes em 50 países, na semana passada entrámos nos Países Baixos, e nas próximas semanas entraremos no mercado suíço e depois no Reino Unido e Irlanda, através de dois parceiros”. O diretor internacional avança que estes mercados também irão contar com as duas linhas, F-Max e F-Line, mas que através desta nova irão conseguir complementar a sua oferta de estrada e construção.

Ao nível da sustentabilidade, a Ford Trucks está a evoluir a sua oferta. No próximo ano irão lançar o seu primeiro camião elétrico, relevado na 2022 IAA Transportation e apresentado na passada edição da Hannover Messe e em outubro de 2023 no congresso da ANTRAM. Burak Hoşgören avança ainda que também estão a trabalhar numa solução de hidrogénio de modo a expandirem a sua oferta e colmatar a procura do mercado por soluções com menores emissões carbónicas.

“Passo a passo estamos a conseguir conquistar a confiança dos clientes, e a prova disso é termos presentes 200 pessoas no evento”, afirma ainda Bruno Oliveira.

Durante o evento foi ainda possível fazer um test-drive nos novos veículos.

Tecnologia e segurança
A nova linha é gerida através da ConnecTruck, que permite aceder a todas as informações sobre os veículos. Através deste sistema, o utilizador pode ligar-se remotamente ao veículo e obter informações para obter informações sobre a localização, o estado do combustível e o desempenho em qualquer momento.

Esta plataforma pode ser integrada com o sistema de gestão de frotas do cliente e tem vantagens ao nível da conectividade e da eficiência na gestão de combustíveis.

A F-Line tem ainda tecnológicas que a auxiliam ao nível da segurança, um dos seus principais focos, protegendo tanto o condutor como os peões e outros veículos. Algumas das tecnologias padrão dos novos veículos são:
– Sistema de informação de ângulos mortos – para evitar colisões com peões, veículos ou veículos em ângulos mortos;
– Sistema de informação de deslocação – este sistema alerta os condutores sobre a presença de peões e ciclistas na zona frontal do veículo antes de iniciarem a marcha;
– Câmara de visão traseira – a câmara de visão traseira mostra os objetos atrás do veículo e ajuda o condutor a aperceber-se de quaisquer objetos que se encontrem atrás do veículo.
– Reconhecimento de sinais de trânsito – através do sistema GPS e da câmara frontal, o sistema reconhece os sinais de trânsito e alertam o condutor do limite de velocidade;
– Alerta de manutenção na via de trânsito – o sistema utiliza câmaras para detetar as marcações na via de trânsito e os limites de estrada, e se detetar que o veículo está a sair da via de trânsito avisa o condutor e emite sinais visuais e sonoros, ativado a mais de 60km/h;
– Facilitador do Alcoobloqueador – o veículo conta com um equipamento de controlo de níveis de álcool em que o condutor tem de soprar antes de ligar o veículo, sendo a ignição bloqueada no caso de o condutor não se encontrar apto à condução;
– Sinal de travagem de emergência – o sinal de travagem de emergência alerta os outros condutores para uma travagem súbita, ativando as luzes de perigo;
– Sistema de alerta ao condutor – este sistema alerta o condutor para a necessidade de paragem devido à falta de tempo de sono e à perda de atenção. Quando o sistema de câmaras deteta sonolência ou distração, avisa o condutor com uma mensagem e som de aviso;
– Monitorização da pressão dos pneus – através de sensores, o veículo monitoriza a pressão dos pneus e transmite essa informação ao computador do veículo;

Para além destes sistemas base, a Ford Trucks disponibiliza ainda outros sistemas de segurança como a assistência pré-colisão (sendo padrão exceto para a construção), e sistemas opcionais para estrada e trator, como a assistência pré-colisão com deteção de peões, luzes de estrada automáticas, e controlo de cruzeiro adaptativo inteligente com stop & go.

Veja abaixo algumas fotografias do evento e dos novos veículos: