Adiantando-se ao previsto, e em colaboração com algumas das mais emblemáticas marcas globais de grande consumo, a DS Smith substituiu mais de mil milhões de peças de plástico, 16 meses antes do seu objetivo para 2025, um marco do ponto de vista da sustentabilidade para um dos principais fornecedores internacionais de soluções de packaging.

Até maio de 2024, a DS Smith substituiu mais de 1200 milhões de peças de plástico nos seus mercados internacionais, 16 meses antes do previsto. O objetivo da empresa abarcou qualquer embalagem de plástico primária ou secundária que tenha sido reduzida ou completamente removida do packaging dos seus clientes como resultado direto da solução da DS Smith.

O feito tem como base o programa de substituição e redução de plástico estabelecido em 2020 como parte da estratégia de sustentabilidade Now and Next da DS Smith, que suporta o propósito da empresa de redefinir o packaging para um mundo em constante mudança.

A meta estende-se às operações da DS Smith em vinte e sete países da Europa e da América do Norte, trabalhando para o objetivo comum e circular de substituir os resíduos e manter os materiais em uso durante mais tempo. Portugal contribuiu para esta importante conquista, substituindo mais de 3,5 milhões de peças de plástico por alternativas à base de fibras.
Os artigos de plástico de uso quotidiano que foram retirados dos lineares dos supermercados incluem tabuleiros de fruta e legumes, sacos de plástico e filme retrátil que se encontra habitualmente nas garrafas de refrigerantes.

Os Princípios de Design Circular e as Métricas de Design Circular da DS Smith, criados em parceria com a Fundação Ellen MacArthur e que constituem uma parte fundamental do processo de desenvolvimento na empresa, foram essenciais para alcançar o objetivo dos mil milhões. Cada um dos quase 800 designers da DS Smith recebeu formação sobre os Princípios de Design Circular e é capaz de avaliar o desempenho em relação a áreas como o conteúdo reciclado, a reciclabilidade, as emissões de CO₂ estimadas, os níveis de excesso de resíduos e os parâmetros da cadeia de fornecimento em colaboração com os clientes.

“Quando estabelecemos a nossa estratégia de sustentabilidade Now and Next, queríamos incluir objetivos que proporcionassem mudanças ambientais tanto fora como dentro da DS Smith. Ao inovar para ajudar os nossos clientes a substituir ou reduzir o uso de plásticos, estamos a responder às exigências da sociedade para reduzir a poluição por plásticos, ao mesmo tempo que fortalecemos as nossas parcerias com os clientes. Estou orgulhoso de cada um dos membros da equipa da DS Smith por ter atingindo este objetivo e um ano antes do previsto. No entanto, isto é apenas o começo. Há muitos mais impactos positivos que podemos alcançar ao apoiar os nossos clientes e comunidades nos seus objetivos de sustentabilidade e estamos realmente motivados com esta missão.”, afirmou Miles Roberts, CEO do grupo DS Smith.