A InPost, especialista em entregas não domiciliárias, escolheu o Dia Mundial do Ambiente para fazer um ponto de situação sobre o seu modelo de negócio, que considera mais ecológico. A estratégia é o crescimento da rede, reforçada pelo anúncio da chegada de lockers aos postos da Galp e pelo investimento em dois novos centros logísticos, ainda este ano, em Aveiro e Setúbal.

Em Portugal, a empresa está no terceiro ano de operações. Sendo o nono país de expansão da InPost, Filipe Jandi, key account manager da empresa no nosso país, revela que beneficiaram da experiência que o grupo já detinha, tanto do ponto de vista tecnológico como operacional.

Ao contrário de outras empresas de logística e distribuição, a InPost posiciona-se como especialista em entregas não domiciliárias de encomendas, apostando por isso na criação de uma rede híbrida de lockers e “ponto pack”, pequenas lojas de bairro, que assumem a cultura da empresa e funcionam como pontos de recolha e entrega. Cerca de 95% de comerciantes trabalham em exclusivo com a InPost e segundo Filipe Jandi todas as candidaturas são avaliadas, considerando as condições de operação e principalmente o seu posicionamento geográfico estratégico para a rede da empresa.

“O cliente tem que ter uma experiência fantástica, de que tudo funcionou sem complicações”, salienta o responsável da empresa, sublinhando ainda que “ninguém quer ficar refém em casa à espera de um estafeta”. Por isso, com tecnologia proprietária, a empresa continua a desenvolver soluções tecnológicas para simplificar os processos, abolindo o uso de etiquetas ou guias de transporte.

Atualmente a quota de mercado das entregas não domiciliárias é de cerca de 20%, pelo que Filipe Jandi está confiante face ao crescimento do negócio. “Pela comodidade, os lockers são o futuro das entregas”, defende, explicando que cada cofre pode guardar 40 ou 50 encomendas, que correspondem ao número de viagens que são poupadas por não irem a cada local de entrega, sendo assim um serviço que Filipe Jandi classifica como rápido, seguro e também mais sustentável.

Este foi também o momento para Filipe Jandi anunciar o acordo celebrado com a Galp. “Trata-se de um acordo pioneiro que consolidará um dos serviços promovidos nos postos e lojas da empresa e que vem na sequência de um acordo semelhante já realizado com a InPost na rede da Galp em Espanha”.

Estes Lockers permitem que as encomendas sejam recolhidas a qualquer hora, 365 dias por ano – uma redução significativa da pegada de carbono, quando comparado com uma entrega domiciliária – de acordo com o estudo europeu The Green Last Mile, só na Polónia foram evitadas emissões de 171.946 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano quando se compara a entrega não domiciliária com a tradicional entrega porta-a-porta.

A Galp tem mais de 650 postos de abastecimento em todo o país e, em muitos deles, serão instalados lockers para facilitar a recolha de encomendas provenientes de compras no segmento de e-commerce, pois a InPost tem mais de 100.000 parceiros de comércio eletrónico, incluindo marcas como a Vinted, Zara, Shein, Pull & Bear, entre outros e fechou recentemente um acordo com a H&M para a Península Ibérica.

Apesar de não ser uma empresa de entregas urgentes, atualmente estão com tempos de entrega de 24-48 horas na Península Ibérica, pois as rotas estão estabelecidas e otimizadas e aos dois centros de distribuição que detém em Portugal, um em Alverca e o outro na Maia, vão juntar-se ainda este ano mais dois: Aveiro nos próximos meses e depois Setúbal.

Querem estar presentes onde há menos pessoas e menos soluções de distribuição. Atualmente, a nível ibérico, a empresa tem pelo menos um locker ou um Ponto Pack a cerca de 800 metros de qualquer cidadão, “mas o objetivo é baixar para 300 metros”. As pessoas só precisam de se deslocar a pé para levantar a encomenda.

O grupo somou 1,952 milhões de euros de receitas, num crescimento de 25% face ao ano anterior. O volume de encomendas foi de 892 milhões, crescendo 20% face ao ano passado. Aumentou 27% o número de lockers, num total de 35.449 e pontos pack aumentou 17% num total de 30.615 nos nove mercados europeus.