A SIL Barcelona, feira internacional de Logística, Transportes, Intralogística e Supply Chain, organizada pelo Consórcio da Zona Franca de Barcelona (CZFB), que decorreu na capital da Catalunha de 5 a 7 de junho, atraiu à sua 24.ª edição mais de 15.000 visitantes, 650 empresas participantes, 35% das quais internacionais, e mais de 150 eventos nos três dias do evento.

O sucesso desta nova edição é corroborado pelos dados recolhidos pela plataforma digital da SIL, a partir dos quais foram realizadas 8.733 trocas de contactos digitais, 3.115 pedidos de reunião e trocadas 12.564 mensagens entre os participantes.

Assinalável foi também a representação de Comunidades Autónomas, a maior da sua história. Aragão, Extremadura, Galiza, Ilhas Canárias, Castela e Leão, Região de Múrcia e Catalunha deram a conhecer as suas infraestruturas e vantagens logísticas a todas as empresas interessadas.

Esta edição reuniu também um vasto leque de expositores, que apresentaram mais de 180 novidades mundiais em soluções tecnológicas, inovações e serviços especializados nos domínios da logística, do transporte, da intralogística, da distribuição, do last mile… Além disso, houve um programa completo de conferências, mesas redondas e atividades paralelas em que foram abordados os desafios atuais e as tendências emergentes do sector.

O representante do Estado no CZFB e Presidente do SIL, Pere Navarro, destacou que “o SIL Barcelona provou mais uma vez ser o epicentro e o ponto de encontro global de toda a indústria logística. O SIL estabeleceu-se como a referência incontestável onde convergem o conhecimento, o networking e a inovação. Durante estes três dias intensos, assistimos a um sucesso palpável graças ao elevado perfil de todas as empresas e profissionais que participaram, aos 180 novos produtos que foram apresentados num exclusivo mundial ou as mais de 120 start-ups. Além disso, assistimos a jornadas muito interessantes, centradas na transformação tecnológica, no compromisso com a sustentabilidade, na cocriação e na colaboração público-privada para redefinir o futuro da logística”.

Blanca Sorigué, Diretora-Geral do CZFB e do SIL, explicou que “o SIL demonstrou mais uma vez a sua capacidade única de reunir os líderes internacionais do sector da logística. Com uma participação recorde de 650 empresas, mais de 15.000 profissionais e um impacto económico na cidade de mais de 50 milhões de euros, o SIL superou mais uma vez as nossas próprias expectativas, tanto em termos de participação como de qualidade dos participantes, 90% dos quais ocupam cargos de decisão nas suas empresas. Este sucesso sem precedentes é o reflexo da nossa constante dedicação em proporcionar uma plataforma de classe mundial que impulsione o crescimento e o desenvolvimento da logística, não só a nível local, mas também a nível global. E isto é apenas o começo. Estamos empenhados em continuar a liderar a inovação e o crescimento no sector da logística durante muitos anos”.

O último dia também comemorou o Dia da Comunidade Portuária de Barcelona com um cocktail no stand do Porto de Barcelona, que contou com a presença de um grande número de pessoas e se tornou um ponto de encontro para todas as organizações que compõem a comunidade portuária de Barcelona para discutir as questões mais importantes para o futuro, partilhar estratégias e criar novos laços.

 

Participação recorde de start-ups

Esta edição estabeleceu um marco histórico no domínio da inovação, com a presença de 120 start-ups, a maior participação de start-ups na história do SIL Barcelona. Participaram 30 start-ups da Incubadora de Logística 4.0 promovida pelo Consorci de la Zona Franca de Barcelona. As startups realizaram diferentes atividades de networking e de negócio, como o Startup Meeting Area, a sua sessão de pitch no SIL International Knowledge ou o stand da Incubadora Logística 4.0.

Outra das novidades foi a “Cadeia de Abastecimento Digital”, uma área de exposição sobre o que é uma cadeia de abastecimento digital, que esteve aberta para os profissionais visitarem e conhecerem os seus pormenores e desafios tecnológicos. Participaram no evento algumas das empresas da DFactory Barcelona e outras start-ups incubadas na Incubadora Logística 4.0.

O Job Market Place, por seu turno, revelou-se um evento fundamental para a atração de talento especializado e contou com várias empresas inscritas com a intenção de preencher diferentes vagas de emprego, incluindo Decathlon El Prat, Nou Transport, Columat, DHL Supply Chain, Espritec España, Sertrans, Ocean Transport e Appia Group by VGG.

Trata-se de um espaço de recrutamento e de trabalho em rede no qual as empresas puderam encontrar candidatos de acordo com as suas necessidades. Um total de 782 candidatos concorreram às vagas oferecidas pelas empresas participantes, dos quais foram selecionados 107 que melhor correspondiam aos perfis exigidos e que puderam ter uma entrevista de emprego, no último dia do SIL.

Houve também tempo para entregar os diplomas do curso de formação superior em transporte e logística organizado pela Generalitat de Catalunya, com o objetivo de reconhecer os recém-formados e destacar a importância do conhecimento e do talento profissional em logística para continuar a avançar e a promover o sector.

Para o ano, a SIL acontece de 17 a 20 de junho.