A Autoridade do Canal do Panamá anunciou novas medidas de circulação, que passam pelo aumento dos limites de calado e também dos trânsitos diários. As alterações propostas foram anunciadas há meses, foram feitas numa tentativa de reduzir o congestionamento no canal e eram esperadas com ansiedade pelo transporte global.

 

Sendo um dos dois canais mais importantes, em conjunto com o Canal do Suez, qualquer estrangulamento ou disrupção naquela via tem repercussões no comércio mundial. Nos últimos meses, o Canal do Suez não tem sido utilizado devido aos ataques em curso no Mar Vermelho e aos conflitos regionais no Médio Oriente. Consequentemente, o Canal do Panamá tornou-se a peça mais importante para o transporte marítimo mundial.

Agora, com estas medidas, o estrangulamento do Canal do Panamá será um pouco aliviado e os tempos de trânsito e de espera dos navios, cada vez mais longos, serão um pouco reduzidos. Os limites de calado do Canal do Panamá aumentarão de 45 pés para 46 pés. Ao mesmo tempo, o número de passagens diárias aumentará de 32 para 33, a partir de 11 de julho de 2024. Em seguida, a 22 de julho, as passagens diárias aumentarão para 34, tal como anunciado anteriormente. Tendo em conta os níveis de água atuais e previstos do Lago Gatun nas próximas semanas e o início da estação das chuvas na bacia do Canal do Panamá, espera-se que as melhorias sejam implementadas sem perturbações.

Esta é uma notícia importante, especialmente para os expedidores que fazem envios para países da América Latina e da América do Sul. A carga que está em trânsito e a caminho do seu destino será novamente entregue com tempos estimados, em vez de incerteza e as filas de espera vão finalmente diminuir.

Por outro lado, os problemas no Canal do Suez continuam, podendo mesmo agravar-se, pelo que no próximo ano a dependência do Canal do Panamá manter-se-á, tal como nos últimos meses.