O Grupo Garland obteve a certificação ISO 14001:2015, emitida pela Lloyd’s Register Quality Assurance (LRQA), com os seus dois centros logísticos da Maia. Este reconhecimento reflete o compromisso do grupo em função da sustentabilidade ambiental.
Foi efetuada uma verificação e comprovação do cumprimento de requisitos ambientais, as quais incluíram a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) abrangente em conformidade com a legislação ambiental aplicável, a criação de objetivos e metas ambientais mensuráveis, a realização de avaliações de impacto ambiental, o envolvimento de colaboradores e partes interessadas na gestão ambiental, e a monitorização e controlo dos aspetos ambientais significativos.
Embora a Garland já detenha experiência em sistemas de gestão, o processo mostrou-se desafiante em alguns aspetos, desde o planeamento e preparação, passando pela melhoria e criação de novos procedimentos, sensibilização e formação dos colaboradores até à implementação de sistemas de monitorização.
Segundo Hugo Caraslindas, diretor de infraestruturas, sustentabilidade e operações da Garland, “a empresa compromete-se a cumprir rigorosamente a legislação ambiental e a promover a formação e sensibilização ambiental entre os colaboradores”. Desta forma, para cumprir os requisitos da certificação, foram adotadas diversas medidas ambientais, desde logo a aquisição de 100% de energia proveniente de fontes renováveis, a instalação de painéis fotovoltaicos com o objetivo de assegurar a totalidade das necessidades energéticas durante o dia, a substituição de consumíveis em plástico por outros materiais reutilizáveis e a gestão de resíduos com práticas de redução e reutilização.
Além disso, “também realizámos formação e sensibilização relativamente aos aspetos ambientais significativos, a adoção de medidas de eficiência energética em todos os equipamentos e iluminação e a implementação de estratégias de transporte sustentável com a renovação total da frota para viaturas ligeiras elétricas ou híbridas, e disponibilização de postos de carregamento gratuito de veículos elétricos para os colaboradores”, acrescenta.
Para garantir a conformidade contínua com a certificação, a Garland implementou um sistema de monitorização que inclui auditorias internas regulares, da criação e monitorização de indicadores de desempenho, a realização de análises críticas pela direção, implementação de ações corretivas e preventivas, a promoção da melhoria contínua e a recolha de feedback das partes interessadas.