A HiperRetail apresenta-se como um marketplace B2B entre vendedores e compradores. Está operacional em Portugal desde fevereiro de 2024 e já soma mais de 300 empresas registadas na sua plataforma. Alexandre Pinto, diretor-executivo do negócio, explicou à SCM como funciona a plataforma e quais as suas mais-valias. 

“Face à forma como o território está disperso, os retalhistas, sobretudo os que estão no interior ou só não estão perto dos grossistas mais competitivos, estão sempre um pouco reféns da oferta disponível dos grossistas que têm próximos”, explica o responsável sobre como identificou a oportunidade de criar o negócio.  

De acordo com Alexandre Pinto, alguns retalhistas ou empresários independentes querem comprar produtos, mas debatem-se com o problema de estarem localizados no interior do país, do consequente acesso logístico e do preço. “Vimos esta oportunidade de tentar otimizar o processo de providenciar preço e distribuição independentemente do local onde o comprador se encontra”, indica. No fundo, a ideia passa por efetuar compras com o melhor preço e tornarem-se mais competitivos. “Se estes empresários forem mais competitivos a comprar conseguem competir com a distribuição moderna e, por outro lado, eventualmente até conseguir dar melhores condições aos seus clientes dentro deste contexto inflacionista atual”, explica o diretor-executivo.

Alexandre Pinto sublinha a importância do retalho independente de proximidade, que obteve mais expressão durante o período da pandemia. No entanto, muitas vilas e aldeias de Portugal dependem deste retalho porque, simplesmente, nem todos têm capacidade para se deslocar aos grandes centros urbanos.  

Assim, o negócio da HiperRetail assenta em três fatores-chave. O primeiro é que tem vários grossistas que se encontram mais próximos do litoral do país e que são mais competitivos porque estão perto de zonas urbanas, ou seja, onde há mais população e, consequentemente, mais vendas. O segundo é a parceria efetuada com a Torrestir que assegura as entregas em todo o território nacional. O último fator passa por “permitir a compra a Norte, Sul ou Centro, ter acesso a preço e a entrega”, refere Alexandre Pinto. 

 

O site funciona como uma central de compras

Do ponto de vista operacional, o processo funciona da seguinte forma: os grossistas entram no software da HiperRetail e é feita uma conexão ao seu ERP para ver o que há em stock e o respetivo preço; ou então, os grossistas podem aceder a um ficheiro-modelo providenciado pela HiperRetail no qual podem alterar o preço em função do mercado, e fazem upload do preço e do stock existente. Já o retalhista, só tem de picar os códigos de barras dos produtos que pretende na aplicação móvel da HiperRetail, que é automaticamente carregado na versão web. Quando seleciona “obter o melhor preço”, a plataforma identifica o carrinho de compras do cliente e seleciona os fornecedores que têm a melhor combinação de preço para aquela compra em específico. 

Tendo em conta que a HiperRetail só vende o que há em stock, acaba por depender das variações do mercado. “Na verdade é como se fôssemos uma ferramenta de trading no momento de compra porque neste momento podemos ter produto, mas daqui a pouco podemos vender o stock disponível. Portanto isto é algo muito dinâmico”, revela o responsável. 

Ainda assim, se houver uma pontual rutura de stock é o valor é devolvido, são produzidas notas de crédito e novas faturas. Tudo de forma automática. “Este é um processo que pode ser uma dor de cabeça para alguns grossistas independentes. Então nós também otimizamos todo esse processo burocrático”, explica Alexandre Pinto. Desta forma, todos os processos são digitais. Nada é feito com papel. 

Além de tudo isto, a plataforma da HiperRetail também otimiza a palete. Isto significa que uma palete pode levar até dois metros de altura e suportar 700 quilogramas, mas nem todos os produtos ocupam a mesma volumetria. “Quem compra, às vezes, não sabe se cabe mais algum produto na palete, e nós desenhamos um algoritmo que permite otimizar o espaço da palete”, revela. 

A HiperRetail comercializa produtos de mercearia, bebidas e DPH (perfumaria, limpeza e higiene). A entrega, que é gratuita acima dos 800 euros, é efetuada no dia a seguir à compra. 

Segundo Alexandre Pinto, “na verdade fazemos um dropshipping com os nossos parceiros logísticos (Torrestir), mas não inventamos a roda. Só olhamos para o mercado, identificamos uma oportunidade e tentamos adaptá-la para um negócio B2B independente”. 

Destaca-se ainda o recente investimento na HiperRetail, por parte da ModalGR, uma consultora de tecnologias de informação de São Paulo, no Brasil, com o objetivo de partilhar o seu know-how para acelerar o crescimento da plataforma portuguesa. A ModalGR atua no mundo da logística, tendo já desenvolvido a HXtos, uma solução tecnológica para logística de cargas soltas e granel, com aplicabilidade em portos no Brasil.