A Gap Inc. organizou recentemente uma cimeira de fornecedores, com os seus 100 principais, para dar a conhecer as prioridades da empresa, noticiou o Supply Chain Dive. O encontro foi o primeiro desde o início da pandemia da COVID-19 e nele participaram maioritariamente fabricantes de vestuário, parceiros tecnológicos e logísticos.
“Juntos, estamos a impulsionar inovações de ponta que irão fazer avançar a nossa indústria e ajudar a Gap Inc. a reforçar a nossa plataforma e a manter o rigor financeiro e operacional enquanto continuamos a revitalizar as nossas marcas icónicas”, afirmou um porta-voz da companhia citado pelo Supply Chain Dive.
A Gap está concentrada em melhorar a sua cadeia de abastecimento. Durante uma chamada de resultados do primeiro trimestre, Richard Dickson, CEO da companhia, destacou a necessidade de mais inovação. “A nossa cadeia de abastecimento, por exemplo, é um benefício de escala realmente fantástico para nós, que nos dá uma alavancagem de custos única, mas precisamos de acelerar a inovação”, afirmou.
A Gap vai aproveitar as parcerias estreitas que aumentam a resiliência da rede, a transparência dos dados e a sustentabilidade, disse o porta-voz.
Por exemplo, o ano passado, a empresa estabeleceu uma parceria com a plataforma de devoluções da Optoro para diversificar as suas ofertas de logística inversa e de execução. O retalhista também criou o serviço de entrega de devoluções expresso, sem embalagem, da Optoro, nas lojas Staples, numa iniciativa para reduzir custos e consolidar as devoluções.
A empresa também tem vindo a otimizar o seu aprovisionamento, através de estratégias de sourcing eficazes, inventário mais reduzido e menos descontos nos preços. Em conjunto, estes métodos ajudaram a aumentar a margem bruta da empresa em 5,3 pontos percentuais, ano após ano, de acordo com resultados do quarto trimestre.
A cimeira teve lugar no final de maio, na sede da empresa em São Francisco, e foi também a oportunidade dos fornecedores conhecerem o CEO da empresa, que foi nomeado no verão passado.