A KCS IT, empresa que oferece serviços de outsourcing, consultoria estratégica, cibersegurança e formação, criou o Warehouse Optimizer, uma solução que faz uso de Realidade Aumentada (RA) para otimizar rotas de recolha de produtos em armazéns de empresas de e-commerce.
A solução aumenta a eficiência dos trabalhadores com a função de order picking, através de uma aplicação móvel que pode ser também utilizada com dispositivos de visão RA para vision picking. Os operadores são guiados diretamente até à localização das encomendas, reduzindo erros e tempo no processo de recolha e transporte até à área de embalamento.
O Warehouse Optimizer foi desenvolvido para acelerar a logística de empresas do setor do retalho. Em armazéns de recolha manual, esta ferramenta permite aumentar a quantidade de pedidos processados, minimizar devoluções, otimizar o fluxo de trabalho e a organização de produtos, diminuir os custos com mão de obra, e entregar de forma mais rápida e precisa.
Jorge Vara, diretor da Divisão Solutions and Performance da KCS IT, refere que esta solução vem inovar a engenharia de armazéns e resulta de uma experiência obtida junto dos clientes nas áreas do retalho e e-commerce, da qual resultaram melhorias nos processos de recolha de encomendas e armazém. “Essas melhorias passam pela implementação desta abordagem em que conseguimos aumentar a eficiência dos processos de recolha, reduzirmos a incerteza/imprecisão no processo, e aumentamos a segurança dos operadores de cada armazém. Futuramente queremos alargar esta solução e aplicá-la a outros espaços e setores”, acrescenta.
A empresa procura um parceiro estratégico na área da logística para implementar e aprimorar o Warehouse Optimizer. “Torná-la robusta, numa fase beta, será o passo natural para que a solução se torne num produto acessível a todos os operadores do setor do retalho”, afirma a KCS IT em comunicado.