Entre os dias 22 e 24 de outubro, em Lisboa, irá decorrer a primeira edição do Certified International Procurement Professional – CIPP™, uma certificação acreditada e reconhecida internacionalmente, a nível corporativo e individual, estando direcionada para gestores de topo de procurement e supply chain.
A CIPP™ decorrerá em formato presencial, tendo sido elaborada por profissionais internacionais com elevada experiência, além de estruturada de forma a conseguir responder às crescentes necessidades de conteúdos de nível avançado para as áreas de procurement e gestão da supply chain.
Durante os três dias, os formandos terão acesso a conteúdos atuais, abordados de forma motivadora, prática e desafiante, através de um formador com uma vasta experiência no setor: Miguel Silva. Apesar de esta ser a 1.ª edição presencial CIPP™ em Portugal, Miguel Silva salienta que conta com “a experiência de mais de 20 edições ministradas – presencialmente e online – para profissionais de Moçambique, Brasil, Portugal, África do Sul, Angola, Cabo Verde e outros PALOP, pelo que os participantes sairão com novas competências e, pessoal e profissionalmente, motivados de/para sugestões de adaptação, mudança, crescimento e, sobretudo, de criação de valor”.
A certificação adota a metodologia de formação IABFM™, pelo que contará com um primeiro momento de explanação de conteúdos técnicos de suporte, seguindo-se o estudo de casos e atividades de role-play. Até uma semana após o evento presencial, os formandos irão receber um exame de avaliação de conhecimentos, que deverá ser realizado e devolvido no prazo de 72 horas, assegurando um processo contínuo, prático e eficiente. Assim que passar no exame, irá receber o certificado em casa.
A CIPP™ é uma certificação interativa e prática, elaborada especificamente para CEO, diretores gerais, diretores de procurement, gestores de fornecedores, consultores em supply chain, compradores, compradores séniores, diretores de operações ou qualquer profissional envolvido na relação com fornecedores, ou que preveja vir a estar.
A organização explica que a certificação CIPP™ é indicada para o caso de ter atingido “o teto de vidro” na sua carreira, destacando que irá fornecer uma nova rota e novas estratégias “para o ajudar a passar ao nível seguinte, quer se trate de crescimento pessoal/profissional, de uma promoção ou aumento de salário ou mesmo de uma nova e melhor oferta de emprego”.
O formador aponta também que esta formação se destaca por ser um programa com uma aprendizagem prática e real, que possa utilizar em contexto de trabalho, ao invés de outras certificações ou cursos mais teóricos. “Apesar do reconhecimento que esperamos que um MBA possa trazer, os MBA já não são o que eram – são extremamente caros e não preparam efetivamente os candidatos para o mundo real. Muitos MBA ainda funcionam com uma metodologia de aprendizagem de meados do século XX, centrada na aprovação no exame e não no desenvolvimento de competências para a vida real”, afirma ainda.
Entre os objetivos do curso, a organização destaca que os formandos deverão:
– Conhecer a importância do procurement estratégico e da gestão da cadeia de abastecimento;
– Conceber um quadro estratégico detalhado na área do procurement estratégico que contenha, entre outros:
. O ponto de situação atual da sua organização (baseline);
. A análise de mercado;
. Construção, gestão e revisão de processos de compras internos;
. Procedimento de seleção e avaliação de fornecedores;
. A transição de processos para um Gestão Integrada da Cadeia de Abastecimento;
. Saber estruturar um processo de vendas.
Os interessados podem obter informações adicionais e conhecer as condições de participação através do seguinte e-mail: joao.cossa@ibeforum.com.