A DS Smith abriu as portas da sua fábrica de Packaging em Leiria, uma das mais antigas de Portugal, com 50 anos, inaugurada depois da de Lisboa, há 55. Neste local está instalada, desde 2022, a nova máquina caneladora state of the art, fazendo parte de um grande investimento que a DS Smith fez nas suas fábricas de packaging nos últimos três anos, no valor de 50 milhões de euros. Aqui, a empresa consegue fazer cartão triplo para Heavy Duty e transformá-lo no mesmo local, sendo uma maquinaria única em Portugal.
Devido às grandes dimensões desta máquina transformadora, a DS Smith consegue transformar cartão canelado triplo com uma dimensão máxima de 5500x2500mm (5500×2800 mm para os restantes tipos de cartão), numa única prancha de cartão, o que reduz desde logo vários custos, desperdícios e SKU.
A DS Smith tem soluções de cartão simples, duplo e triplo, porém, apenas o duplo e o triplo são utilizados pela máquina de Heavy Duty, devido à sua maior resistência. Entre as soluções de packaging sustentável de alto desempenho encontramos as Boxes FEFCO, Octabins e Boxes Palete, e têm como característica uma grande resistência para o transporte de mercadorias pesadas e grandes dimensões e a granel, produzidas em cartão duplo ou triplo canelado, 100% reciclável, sendo aptas para os transportes aéreo, terrestre e marítimo.
“Estas soluções são otimizadas para conter o maior número de produtos em perfeitas condições e podem incluir acondicionamentos interiores à medida, evitando espaços vazios, o que garante a proteção total dos produtos, assim como minimiza os custos logísticos e ambientais”, avança ainda a empresa. Estas soluções podem ser disponibilizadas em plano, para otimizar o espaço em armazém, pré-montadas ou prontas a usar, facilitando ainda a logística inversa.
Durante o evento foram apresentados três casos de sucesso de empresas dos setores automóvel, indústria e fruticultura, dois dos quais em colaboração com os próprios clientes que deram a conhecer a sua experiência com os produtos Heavy Duty, sublinhando o contributo da DS Smith para a melhoria da eficiência das suas cadeias de fornecimento e demonstrando os benefícios da utilização dos produtos Heavy Duty face ao sistema que utilizavam anteriormente, e os impactos positivos que tiveram nas suas cadeias de abastecimento. Para além destes, a DS Smith também conta com soluções para os mais diversos setores, como equipamentos eletrónicos, alimentos congelados, equipamentos e peças mecânicas, sistemas industriais, energia solar, construção, metalomecânica, têxtil, baterias e bombas térmicas, logística ou transportes.
Ao nível da sustentabilidade o cartão apresenta-se como uma solução biodegradável, sendo o material mais reciclado da UE, com uma taxa superior a 80%, e a fibra de papel pode ser reciclada até 25 vezes. Isto torna-se importante, não só para a circularidade do packaging da DS Smith, mas para os níveis ambientais dos clientes. A nível institucional, a DS Smith estabeleceu como objetivo que até 2030 todo o seu packaging seja reciclado ou reutilizado.
A reportagem completa estará disponível brevemente na nossa revista SCMedia News #53.