Vinte e duas das maiores empresas mundiais de retalho e produtos de grande consumo assinaram declaração conjunta, apelando à transição da codificação para QR Codes com Standards GS1. A iniciativa prevê que os QR Codes com Standards GS1 sejam adotados até 2027.

No dia em que se assinala o 50.º aniversário da primeira vez em que o código de barras foi lido, 22 líderes do retalho e bens de consumo – incluindo plataformas de comércio eletrónico – estão a apelar à adoção global dos QR Codes com recurso a Standards GS1, a organização que representa o Sistema de Standards que, entre outros, integra o código de barras.

Ao adotarem os QR Codes com Standards GS1, as organizações passam a proporcionar acesso a uma vasta quantidade de dados de produto, facilmente acessíveis através de smartphones, o que tem potencial para revolucionar a experiência do consumidor.

Desde a primeiro leitura de código de barras em 1974, a colaboração entre retalhistas e fabricantes com recurso a Standards GS1 conduziu a uma adoção generalizada do código de barras original. Hoje, esta tecnologia é garantia de confiança universal para a identificação de produtos, com mais de mil milhões de artigos com códigos de barras que são lidos mais de 10 mil milhões de vezes diariamente, aumentando a eficiência das cadeias de valor em todo o mundo. Face à importância que tem, o código de barras da GS1 foi considerado em 2016 pela BBC uma das 50 inovações “estruturantes para a economia mundial”. Hoje, os líderes globais da indústria estão a unir-se outra vez com vista à promoção da transição da identificação de produtos para os QR Codes com standardsGS1, códigos bidimensionais também conhecidos como QR Codes da GS1.

Ao contrário dos códigos de barra tradicionais, os QR Codes desenvolvidos pela GS1 podem permitir aos consumidores o acesso fácil a grande quantidade de informação sobre os produtos para melhorar a sua experiência, nomeadamente, instruções de utilização e reciclagem, segurança, informação nutricional e certificações da indústria. Com a informação facilmente acessível através de smartphones, abrem-se novas possibilidades para consumidores, fabricantes e retalhistas, permitindo o acesso a toda a informação que os consumidores necessitam e procuram, melhorando a rastreabilidade e impulsionando eficiências através da cadeia de valor, permitindo a leitura na embalagem.

O objetivo é que, até ao final de 2027, os QR Codes GS1 sejam adotados amplamente, a nível global. Para concretizar esse objetivo, é necessário um esforço coordenado entre os fabricantes e os retalhistas: os fabricantes devem começar a implementar os QR Codes com as normas GS1 nas embalagens dos produtos, enquanto os retalhistas devem assegurar que os seus leitores de pontos de venda estão equipados para ler os novos códigos de barras bidimensionais.

Assinaram a declaração conjunta global as empresas Alibaba.com (Taobao & Tmall Group), AS Watson, Barilla Group, Carrefour, 7-Eleven (CP ALL Thailand), Dr. Oetker, IGA, JD.com Group, Lidl International, L’Oréal, Master Kong (Tingyi Holding Corp.), Mengniu Group, Metro, Migros Ticaret A.S., Mondelēz International, Nestlé, The Procter & Gamble Company, Savencia Fromage & Dairy, The J.M. Smucker Co., Tsingtao Beer Group, WH Group (Henan Shuanghui Development Co.), e Yili Group.