Na madrugada de 1 de junho, a equipa de Heavy Lift da LASO coordenou uma operação de movimentação e colocação de um viaduto de 410 toneladas sobre a autoestrada A28, com 42 metros de comprimento, para ligar Barranha a Cruz de Pau.

Para a movimentação do viaduto, a equipa da LASO utilizou uma autopropulsora de última geração equipada com 20 linhas de eixo, considerando que esta foi “uma escolha estratégica para cargas extremamente pesadas em curta distância”. O equipamento é operado remotamente e requere um elevado nível de precisão e atenção por parte dos operadores, garantindo a segurança e eficácia durante o processo de posicionamento.

Esta intervenção requereu o corte temporário da via, bem como “um planeamento rigoroso e a seleção dos profissionais mais qualificados”, segundo explicou a empresa em comunicado.

“Esta operação demonstra a importância do investimento contínuo em equipamentos, inovação e novas tecnologias. Sem os investimentos amplamente realizados anualmente pela LASO, não teríamos capacidade de resposta a projetos desta magnitude”, afirmou o coordenador de projeto, acrescentando que “é um orgulho para todos nós fazer parte de uma operação que terá um impacto real no dia a dia das pessoas”.

A empresa destacou a importância da equipa para o sucesso deste projeto. “Este projeto destacou a habilidade dos profissionais da LASO em manusear equipamentos de alta tecnologia e coordenar operações complexas. A LASO não ultrapassa apenas obstáculos, também consegue movê-los!”, conclui em comunicado.