A Coviran aprovou em assembleia-geral as suas contas anuais de 2023, com recorde de vendas, e apoio aos projetos futuros da cooperativa. A Coviran optou por uma maior integração dos seus sócios como principal motor de negócio e por um modelo de loja competitivo e sustentável, otimizando a eficiência operacional e a cadeia de abastecimento, que se torna mais eficiente a nível económico, energético e digital.

Em 2023, a Coviran aumentou o seu investimento para 5,45 milhões de euros, consolidando projetos tecnológicos, instalando energias renováveis e modernizando pontos de venda. Foi o ano das mudanças estratégicas na cadeia logística da Coviran, para melhorar a eficiência operacional, aumentar a capacidade de resposta dos sócios e dos clientes e reduzir custos. Uma grande parte do esforço de investimento da cooperativa no último ano centrou-se na modernização das suas instalações.

Um passo importante nesta direção foi a reunificação das duas plataformas existentes na Catalunha num novo centro de distribuição localizado em Barberá del Vallés (Barcelona) para responder ao seu naquela comunidade autónoma.

Para além do investimento em infraestruturas logísticas, a Coviran implementou com êxito um novo sistema integrado de gestão e planificação de armazéns na plataforma de Casabermeja (Málaga), um sistema revolucionário que será progressivamente alargado aos restantes centros logísticos.

Todas estas novidades contribuíram para manter um nível de serviço de 98% por mês, um valor muito importante e que reforça a estratégia da Coviran com a otimização da cadeia de abastecimento. Para tal, conta com uma força de trabalho de 913 trabalhadores que trabalham em 27 plataformas espalhadas pela Península Ibérica: 24 em Espanha e 3 em Portugal.

Em termos de oferta de produtos, a estratégia passa por adaptar a sua gama às necessidades e preferências específicas dos seus sócios e clientes, com uma clara tendência para alargar e melhorar a qualidade dos seus produtos de marca própria, num ano marcado por pressões inflacionistas que levaram a aumentos de preços. A cooperativa adicionou novos artigos ao seu sortido de marca própria em Espanha, compreendendo 1.363 produtos, mais 36 do que em 2022; em Portugal, atingiu 1.144 artigos, 122 dos quais exclusivos para o mercado português. Em 2023, foram adicionados mais 51 produtos.

De realçar o projeto Ibersano que surge como uma iniciativa integral para disponibilizar um sortido de produtos ibéricos, sob o firme compromisso de controlar cada etapa da produção, fabrico e comercialização, garantindo assim a rastreabilidade dos produtos.

A Coviran terminou 2023 com 2.209 Sócios a gerir 2.530 lojas em Espanha e Portugal. Ao longo do ano, a Coviran abriu 93 novos supermercados – 87 em Espanha (principalmente na Andaluzia e Catalunha) e 6 em Portugal. Apesar de uma diminuição de 7,3% no número total de lojas em comparação com 2022, a insígnia registou um aumento de 3,2% nas vendas brutas. A maioria dos seus supermercados está localizada em Espanha, com 2.285 lojas, enquanto Portugal mantém uma forte presença com 250 lojas em todos os distritos.