Saber tirar partido do vasto volume de dados é fundamental para melhores decisões de procurement, conferindo vantagem estratégica às organizações. Esta é a conclusão de uma análise que a consultora McKinsey acaba de publicar e em que evidencia a Inteligência Artificial (IA) como uma ferramenta para criar valor.

Num artigo publicado online, a consultora recorda que o procurement está na confluência de todos os dados que circulam numa organização, entre eles os relativos às despesas e aos padrões de procura. Mas também acede a informação proveniente do exterior, nomeadamente dos fornecedores e do mercado.

Sendo o mundo atual digitalizado e estando conectado, as organizações devem mergulhar nestes dados, desenvolvendo novas ferramentas para tomar decisões mais rápidas e melhores no que toca aos fornecimentos. Dominar os dados – segundo a McKinsey – dará às equipas de procurement poder para alcançar objetivos estratégicos que vão além das métricas mais tradicionais – de custo, qualidade e entrega.

Entre as ferramentas está a aplicação das tecnologias de IA e de IA generativa aos processos de gestão de categorias, por via da automação e da aceleração do processo. Exemplificam os autores desta análise que os interfaces de IA generativa permitem aos responsáveis pelo procurement colocar questões sobre o mercado ou sobre a exposição de um fornecedor a riscos geopolíticos ou ambientais.

As equipas podem igualmente combinar os dados internos com os dados do mercado e bases de dado, usando algoritmos de machine learning para identificar padrões e tendências nos preços, ficando menos expostos à volatilidade.

A tecnologia permite, ainda, combinar informação sobre os contratos, as faturas e o desempenho dos fornecedores, proporcionando uma visão mais completa sobre a adesão desses mesmos fornecedores aos acordos de prestação de serviços. A IA generativa ajuda, também, a otimizar o diálogo com os fornecedores, ao criar automaticamente guiões de negociações, relatórios e contratos.

Gestão de risco e sustentabilidade são outras áreas que beneficiam do recurso às ferramentas digitais.

Na ótica da McKinsey, tirar partido da transformação de data analytics é o que vai diferenciar as empresas líderes das demais.