A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro I.P. (CCDR Centro) formalizou recentemente a segunda edição do Centro Green Deal em Compras Públicas Circulares através da assinatura da Carta de Compromisso por 15 entidades.
As entidades signatárias são as Câmaras Municipais de Fornos de Algodres e Fundão; as Comunidades Intermunicipais da Beira Baixa, Aveiro, Coimbra, Médio Tejo, Oeste e Viseu Dão Lafões; os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria; as Universidades da Beira Interior e de Coimbra; a Unidade Local de Saúde de Coimbra e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Este projeto é destinado a entidades públicas da região e visa promover a economia circular na região Centro. Entre setembro de 2024 e junho de 2025, os participantes beneficiarão de um programa de capacitação e apoio à implementação de procedimentos de aquisição de bens e serviços compatíveis com os princípios da economia circular.
A primeira edição do projeto, lançada em 2019, foi inspirada numa experiência piloto do Governo dos Países Baixos, adaptada aos contextos da região Centro de Portugal. Envolveu 12 entidades que desenvolveram 28 procedimentos de aquisição de bens e serviços com inclusão de critérios de circularidade, que irão contribuir para a implementação da Agenda de Economia Circular do Centro.