O congestionamento em alguns dos portos mais movimentados da Ásia pode persistir até agosto, uma vez que os navios que se desviam de alguns dos portos mais congestionados acabam por causar estrangulamentos noutros. Singapura, o centro de transbordo mais movimentado do mundo, debate-se há semanas com filas de navios à espera de espaço para atracar.

Entre as razões apontadas para este congestionamento está o facto dos navios percorrerem o longo caminho à volta de África de e para a Europa – evitando os ataques dos Houthi no Mar Vermelho – parando em menos portos asiáticos e processando mais carga através de Singapura.

Segundo a Linerlytica, alguns navios foram desviados para Port Klang e Tanjung Pelepas, na Malásia, o que fez com que parte do congestionamento se deslocasse para lá. Segundo a mesma fonte,  os problemas de congestionamento diminuíram ligeiramente desde meados de junho, mas o problema demorará pelo menos mais um mês a ser resolvido.

Os portos asiáticos continuam a ser os maiores focos de congestionamento. Da capacidade global de contentores parados à espera de atracar, 23% situa-se no Sudeste Asiático, 20% no Médio Oriente e 11% no subcontinente indiano. Para além de Singapura, o porto de Klang, na Malásia, tem dificuldades em manter o ritmo, tal como o porto de Xangai.

De acordo com dados divulgados pela Hapag-Lloyd AG, o quinto maior transportador de contentores do mundo, o tempo de espera para atracar em Port Klang aumentou para cinco dias, mais do dobro do tempo registado a 12 de junho. Entretanto, os navios que tentam Colombo, no Sri Lanka, ou o Dubai, podem esperar atrasos de até três dias, avançou a Linerlytica.