A China e a Rússia continuam a expandir as suas ligações comerciais, tendo desenvolvido uma “Rota da Seda do Gelo” através do serviço marítimo-ferroviário “Arctic Express No 1”, envolvendo a movimentação de contentores por via ferroviária entre Moscovo e Archangel, o único porto no noroeste da Rússia, seguindo até à China através do Oceano Ártico.
Este serviço irá demorar entre 20 e 25 dias úteis, e envolve um percurso de aproximadamente 13.000 quilómetros, prevendo-se que esta rota seja uma semana mais rápida do que a Passagem do Nordeste, a rota mais curta entre o oeste da Eurásia e a região Ásia-Pacífico.
De acordo com o The Load Star, o embaixador chinês na Rússia, Zhang Hanhui, afirmou na passada sexta-feira que as trocas económicas entre os dois países permanecem resilientes, e que os laços diplomáticos entre eles foram fortalecidos, apesar das sanções contra a Rússia desde a sua invasão à Ucrânia.
No ano passado, as trocas comerciais entre os países foram superiores a 240 mil milhões de dólares, superando os objetivos de 200 mil milhões, sendo que só nos primeiros cinco meses de 2024 já atingiram 97 mil milhões, um crescimento de 3% face ao ano passado.
“A infraestrutura nos nossos países é inadequada para atender plenamente às nossas crescentes necessidades de logística e transporte, e é imperativo abrir novos canais logísticos para expandir ainda mais a cooperação económica e comercial chino-russa. A China sempre defendeu o desenvolvimento pacífico do Ártico e a criação de rotas marítimas no Ártico. Ao longo da última década, os líderes da China e da Rússia continuaram a prestar atenção ao desenvolvimento das rotas marítimas do Ártico, e os governos estabeleceram mecanismos para explorar a cooperação no Ártico”, afirmou o embaixador.
Relativamente ao primeiro serviço regular de transporte de contentores entre a China e a parte russa do Oceano Ártico, iniciado em julho do ano passado, já foram realizadas 14 viagens de ida e volta, desde então.
O embaixador apontou ainda que “as ligações intermodais de transporte marítimo-ferroviário e a cooperação entre a Rússia e a China na construção naval promoverão efetivamente o comércio bilateral, o investimento e a inovação tecnológica, e injetarão um novo significado no desenvolvimento da “Rota da Seda do Gelo” ”.
No mês passado, a Yangpu Newnew Shipping assinou um acordo com a Rosatom, comprometendo-se a operar através da Passagem do Nordeste e a construir até cinco navios quebra-gelo, de modo a que a Rosatom movimente, pelo menos, 50 milhões de toneladas de carga através desta rota durante 2024.