Foi hoje divulgado o estudo do Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) sobre o setor dos transportes internacionais de mercadorias em Portugal entre 2020 e 2022. Através deste estudo, procurou-se acompanhar a evolução do transporte de mercadorias, em peso e valor, por modo de transporte, em termos de importação e exportação.
A informação partilhada pelo Gabinete tem por base as estatísticas do Instituto Nacional de Estatística (INE) e envolve os transportes rodoviários, marítimos, aéreos, ferroviários e outros (onde se inserem remessas postais, instalações fixas de transporte e propulsão própria e transporte não identificado).
Em destaque estão:
. O crescimento global no transporte no triénio 2020 e 2022, verificando-se um aumento global no valor das mercadorias transportadas;
. A recuperação ao nível das toneladas transportadas em 2022, sendo que, apesar do acréscimo total de entradas e saídas homólogas, o transporte de mercadorias ficou ainda abaixo dos níveis de 2019, com -6,8% na ferrovia, -5,4% no modo marítimo e -0,9% no modo aéreo. O inverso verificou-se na rodovia e em outros meios, cujos aumentos foram na ordem dos 6,1% e 8,9%, respetivamente;
. No transporte aéreo o valor médio por tonelada transportada foi consideravelmente superior quando comparado com outros meios de transporte, com destaque para os valores de importação;
. Relativamente ao diferencial entre importação e exportação, os valores médios por tonelada em 2022 foram mais altos na importação do que na exportação nos modos aéreo, rodoviário e outros, enquanto no ferroviário e no marítimo ocorreu o inverso;
. Rodovia lidera em termos de valor das mercadorias e marítimo em quantidade de toneladas transportadas.
Nota-se ainda uma grande variação entre as entradas e saídas de mercadorias por meio de transporte, sendo que entre 2020 e 2022 verificou-se quase o dobro do valor de entrada face às saídas por via marítima (102,9 milhões e 56,7 milhões de toneladas, respetivamente). No caso dos meios aéreo e ferroviário, as variações são ainda maiores. Por avião chegaram apenas 159.406 toneladas de mercadorias ao país, enquanto saíram 2.683.972 toneladas, e no ferroviário notou-se o inverso, com uma importação de 1.756.945 toneladas face às 499.857 toneladas exportadas.
Poderá obter mais informações e ter acesso ao estudo completo através do seguinte link.