Através da solução da Vodafone Portugal, a Transinsular, empresa do Grupo ETE, instalou dispositivos tecnológicos Smart Container na sua frota de contentores, desenhada e fabricada em Portugal.

A Transinsular explica que, com esta solução, passa a dispor de uma monitorização em tempo real da localização e integridade dos seus contentores, com visto a obter maiores ganhos de eficiência e reforçar a sua aposta no serviço ao cliente.

Equipados com GPS e a funcionar sobre rede móvel da Vodafone, os dispositivos oferecem uma monitorização precisa, através de um sensor e um acelerómetro que identificam a data, a hora, o local e o ponto específico do contentor que sofreu impactos. Estes dispositivos têm uma autonomia de bateria de até 7 anos e possuem a certificação IP68, garantindo proteção contra a poeira e resistência à água.

Matthieu Roger, administrador da Transinsular destaca que “estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto Smart Container”, e considera que esta solução conta “com características diferenciadoras no mercado, esta tecnologia permite à Transinsular otimizar a rotação dos seus contentores em 20% e reduzir custos operacionais, contribuindo diretamente para um aumento significativo da eficiência de toda a operação com reflexos positivos no serviço ao cliente, que é desde sempre a nossa prioridade.”

Por parte da Vodafone Portugal, Henrique Fonseca, administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal, explica que “o Vodafone Smart Container é mais um exemplo de uma solução feita de raiz para responder a necessidades concretas dos clientes, que resultam do trabalho e da criatividade do nosso ecossistema de Parceiros, aliados à capacidade e fiabilidade da nossa rede. O facto de termos o maior armador português como primeiro Cliente desta solução é um motivo de orgulho para a Vodafone, tanto mais que leva a bordo inovação made in Portugal até vários pontos do mundo”.

A Transinsular destaca que está comprometida em continuar a melhorar o serviço ao cliente através do rastreamento da carga, apresentando informações precisas sobre a mesma e menos tempo despendido na identificação das unidades utilizadas, sendo mais ágeis na disponibilização ao cliente. Segundo a empresa, “a melhoria na gestão operacional e a redução de longstandings já estão a resultar num aumento da reutilização de equipamento por parte dos clientes”.