A Google e a STILL pretendem utilizar os resultados do projeto de investigação ARIBIC para ajudar a reduzir a carga de trabalho na intralogística e aumentar significativamente a qualidade dos dados.

 

Se acreditarmos nos responsáveis da Google, os mapas 3D em tempo real são a base da intralogística do futuro. No projeto de investigação ARIBIC – Artificial Intelligence-Based Indoor Cartography (ver caixa), recentemente concluído, os dados foram automaticamente recolhidos e utilizados para a criação de um gémeo digital ao vivo de um armazém.

O fornecedor de soluções de intralogística STILL, sediado em Hamburgo, pretende agora transformar os resultados deste projeto em produtos comercializáveis.

Em que parte do armazém se encontra a palete que procuro? Quantos locais de armazenamento ainda tenho livres no meu armazém? Estas e outras questões semelhantes surgem diariamente no terreno, especialmente quando as ações manuais distorcem gradualmente os dados no sistema de gestão de armazéns.

Segundo a Google, a verdadeira transparência nos armazéns e nas salas de produção só pode ser alcançada através de mapas digitais, que registam e apresentam a localização de objetos e áreas através de um gémeo digital – em tempo real.

Esta solução é particularmente interessante do ponto de vista económico se os dados necessários forem recolhidos automaticamente e “incidentalmente”, por assim dizer. Por isso, o projeto ARIBIC também investigou a questão de como é que um processo automatizado de recolha de dados e de estado pode ser implementado. Dennis Schüthe, gestor de projeto na STILL, conhece a solução e explica o seu funcionamento: “Recolhemos os dados necessários para o gémeo digital através de uma configuração de sensores nos camiões industriais que ‘simulou’ os sensores que serão integrados no futuro. Estes dados são depois combinados numa representação digital do ambiente, transferidos para a nuvem e enriquecidos com informação semântica. Aí, o stock pode ser comparado com o sistema de gestão do armazém e as discrepâncias podem ser identificadas automaticamente.”

 

Representação em tempo real é peça-chave

Aquele mapa fornece assim informações em tempo real sobre o armazém, uma vez que os camiões industriais estão em constante movimento e atualizam o mapa em tempo real. Isto cria um gémeo 3D dinâmico e digital que ajuda a reduzir a carga de trabalho e a aumentar significativamente a qualidade dos dados.

Para as empresas, a representação em tempo real do seu armazém é uma chave importante para otimizar os seus processos de armazém. “Para além da localização transparente de sistemas de transporte manuais e sem condutor, a otimização de rotas e estruturas de armazém é um valor acrescentado fundamental de um gémeo digital. Existem também opções de inventário em tempo real e encomendas de material automatizadas graças a uma ligação com o sistema de gestão de mercadorias. A segurança no armazém também é significativamente aumentada através da deteção de infra-estruturas defeituosas ou saídas de emergência bloqueadas no mapa 3D”, acrescenta Dennis Schüthe.

Com as suas descobertas e resultados concretos, o projeto ARIBIC criou uma base valiosa para aplicações digitais versáteis no campo da intralogística e da otimização de armazéns. Matthias Merz, Diretor Sénior de Soluções de Software de Intralogística, acrescenta: “Nos próximos dois anos, espero que os resultados do projeto sejam desenvolvidos em aplicações específicas e incorporados em produtos comerciais.”

A STILL começará a implementar os resultados da investigação em produtos já no próximo ano, inicialmente com instalações de prova de conceito em ambientes reais.

 

ARIBIC – Artificial Intelligence based Indoor Carthography >> O consórcio germano-canadiano ARIBIC pretende desenvolver algoritmos baseados em IA que enriquecem um mapa geométrico 3D com informações semânticas adicionais. O consórcio pretende desenvolver uma plataforma aberta baseada em IA para a localização de veículos de transporte autónomos em aplicações de armazém. Isto irá permitir aplicações e serviços digitais que possibilitam uma condução segura nestes ambientes. Além disso, os sistemas típicos de software de gestão de frotas e armazéns podem ser ligados à plataforma para fornecer dados relevantes sobre os veículos para a realização de tarefas de recolha ou entregas específicas. Os algoritmos desenvolvidos no projeto para a geração automática em tempo real e a atualização contínua de um mapa 3D interior altamente preciso e detalhado constituem a base para a circulação segura de robôs de transporte e, por conseguinte, para o seguimento e localização eficazes destes veículos em tempo real. Os dados e informações necessários são fornecidos por robôs móveis autónomos ou veículos automatizados e armazenados na nuvem. O resultado pode ser considerado um gémeo digital vivo do armazém. A criação totalmente automatizada de mapas 3D para espaços interiores também oferece potencial para utilização em várias áreas, como a vida inteligente, a condução autónoma, a construção inteligente ou a produção inteligente.