A AutoStore divulgou as tendências do segundo relatório anual “State of the Market”, no qual oferece às empresas dados importantes sobre o estado atual do mercado, e de como será o futuro.

 

Os avanços tecnológicos são um ponto importante de crescimento
A Inteligência Artificial, a automação e a robótica estão a gerar eficiências significativas eficiências operacionais. O software conecta dados ao longo das cadeias de abastecimento para proporcionar visibilidade e experiências omnicanais enriquecidas.

Custos laborais e soluções
A mão de obra é o desafio de 2024, algo que tem vindo a afetar a produtividade. Este constrangimento, naturalmente, obriga as empresas a procurar por soluções para alcançar o aumento da produtividade e eficiência dos trabalhadores, bem como retenção e formação dos funcionários. A automação de determinadas operações minimiza os desafios da falta de mão de obra, permitindo que os armazéns funcionem 24 horas por dia com menos funcionários, mantendo as operações em funcionamento.

Otimizar o espaço para reduzir os custos de investimento em alugueres
Embora a mão de obra seja o custo que gera mais preocupação, os custos de imobiliário de armazéns (alugueres, serviços e impostos) não ficam atrás. As empresas são obrigadas a repassar esses custos aos clientes, ou a encontrar eficiências operacionais para manter as margens. No entanto, podem ser implementadas outras soluções. As empresas devem ser mais produtivas no espaço que já ocupam. Em particular, podem melhorar a sua produção com o uso de Automated Storage & Retrieval System (AS/RS) para permitir uma atividade contínua.

Atender às expectativas dos clientes com um rápido micro-fulfillment
Nenhuma empresa pode sobreviver sem os seus clientes, por isso, é natural que a melhoria da sua satisfação seja uma prioridade. A satisfação do cliente pode ser medida através do Net Promoter Score (NPS). A velocidade de entrega é outro dos desafios, potencializando abordagens logísticas inovadoras. Otimizar o espaço com sistemas de armazenamento automático e utilizar software integrado são estratégias-chave para fortalecer a competividade e ganhar visibilidade na cadeia de abastecimento. Os sistemas robóticos também permitem uma preparação mais rápida dos pedidos, aumentando o nível de satisfação do cliente.

Alcançar os objetivos ESG para um futuro sustentável
O ESG continua a ser um tema importante. As empresas estão concentradas em melhorar a eficiência energética, a precisão dos relatórios e a redução da sua pegada de carbono. Isso pode ser possível graças a armazéns equipados com robôs AS/RS, alimentados inteiramente por eletricidade solar.