A DHL anunciou uma parceria com o Grupo Envision, líder global em tecnologia verde, enquanto forma de cooperação em soluções logísticas, bem como de acelerar as suas metas de sustentabilidade. Esta parceria abrange quatro áreas principais: soluções logísticas, Combustível de Aviação Sustentável (SAF), energia verde e o desenvolvimento conjunto de um “Parque Industrial Logístico Net-Zero”.
A combinação da experiência da DHL e o conhecimento da Envision ao nível das soluções de energia renovável terá o objetivo de acelerar o avanço das iniciativas de energia ambiental, estando ambas as empresas comprometidas com a sustentabilidade, a fim de atingir as emissões net-zero.
Em comunicado, a DHL destaca que o SAF é uma peça importante da parceria, e ambas consideram que se trata de um componente crítico para reduzir as emissões carbónicas no transporte aéreo, bem como para avançar a descarbonização da indústria aeronáutica. A DHL procura aumentar a utilização do SAF para 30% até 2030. A Envision irá fornecer o SAF à DHL, apoiando assim os seus objetivos de redução carbónica, e garantindo um abastecimento global. Ao mesmo tempo, também irá explorar fontes de matéria-prima renováveis e rotas tecnológicas para avançar continuamente na descarbonização no setor de transporte aéreo.
A tecnológica energética também irá fornecer soluções de transição de energia verde, incluindo eletricidade, para apoiar as metas de energia renovável da DHL através de aquisições focadas em energia verde, sendo esta um parceiro estratégico para a Envision, através da sua extensa rede em mais de 220 países e territórios para apoiar os seus objetivos de entrar em novos mercados de energia renovável. A DHL irá implementar soluções logísticas totalmente integradas, de modo a melhorar a eficiência e a qualidade e a garantir uma gestão contínua da cadeia de abastecimentos global, bem como um suporte abrangente na navegação pelos requisitos regulatórios e desafios operacionais.
No caso do Parque Industrial Logístico Net-Zero, as empresas irão explorar oportunidades para o desenvolvimento conjunto desta infraestrutura em vários setores da indústria. Este parque é uma nova classe de parques industriais totalmente alimentados por uma solução de energia limpa, e integra as cadeias de abastecimento de várias indústrias, como de veículos elétricos ou fabricação de baterias. O objetivo deste parque é a promoção de novos modelos de sistemas de energia elétrica e de ecossistemas industriais verdes, enquanto acelera a transição verde global para os seus clientes. Este modelo já foi lançado na Ásia e em partes da Europa e do Médio Oriente, sendo que com o apoio da DHL espera-se que a Envision consiga expandir a sua presença global, fornecendo soluções inovadoras para a transformação das emissões neutras em carbono.
“A estrutura de parceria com a Envision representa mais um passo em direção à liderança global em sustentabilidade para o Grupo DHL. Ao alavancar a nossa experiência incomparável em logística e rede global única, estamos comprometidos em apoiar a Envision na sua expansão internacional e desafios logísticos”, declarou Tobias Meyer, CEO do Grupo DHL, acrescentando que “juntos, lideraremos a mudança na integração de tecnologias verdes e na otimização das cadeias de abastecimento, estabelecendo novas referências para a inovação sustentável e o impacto ambiental global através da transição energética”.
Por parte do Grupo Envision, Lei Zhang, Chairman, considera que “o setor aeronáutico está atualmente a atingir os objetivos subjacentes, em grande parte devido aos elevados custos associados aos hidrocarbonetos verdes e seus derivados. A Envision, através da inovação sistemática, pode reduzir custos e revolucionar a produção de SAF em escala. O desenvolvimento deste ‘novo petróleo’ apoiará os esforços globais para a neutralidade carbónica”.