A Cosco Shipping e a Fortescue, empresa especializada em tecnologia verde, energia e metal, assinaram um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento de combustíveis mais ecológicos para o setor do transporte marítimo.

Ao abrido do acordo, assinado em Xangai, as duas empresas comprometem-se a colocar os respetivos recursos tecnológicos ao serviço da transformação energética do setor,  contribuindo para reduzir as emissões carbónicas do ecossistema marítimo.

Assim, vão colaborar no desenvolvimento de tecnologias que permitam diminuir as emissões, conduzindo a uma cadeia de abastecimento mais sustentável dno que toca ao combustivel. Esta colaboração envolve a utilização, pela Fortescue, de navios da Cosco movidos a amónia verde, para transportar minério de ferro e outros produtos minerais, de modo a reduzir as emissões do corredor China-Austrália.

“A indústria naval desempenha um papel vital no comércio global, mas contribui significativamente para as emissões de carbono. Esta parceria marca um passo decisivo na descarbonização do setor e na criação de uma cadeia de abastecimento de combustível verde. Ao mesmo tempo, abre caminho para colaborarmos noutras soluções de modo a alcançarmos a nossa ambição de atingir as zero emissões de scope 3 até 2040”, destaca a Fortescue, em comunicado.

Por sua vez, a Cosco Shipping destaca que “a sustentabilidade a descarbonização emergiram como uma nova tendência que impulsiona ao desenvolvimento sustentável da indústria naval”: “Comprometemo-nos em dar prioridade a estas iniciativas visando a redução das emissões de carbono como um marco de desenvolvimento. Através da colaboração com parceiros internacionais, pretendemos criar um ecossistema industrial digitalmente avançado, inteligente e amigo do ambiente, aberto e partilhado.”