A logística é um dos setores em que se verifica o maior número de contratações no verão, de acordo com um estudo do Eurofirms Group que acaba de ser publicado. O mesmo se verifica com o comércio e com a hotelaria.
“O verão é por excelência um período em que a atividade turística aumenta exponencialmente, exercendo pressão sobre os setores que lhe dão suporte, e que em muito contribuem para o desenvolvimento da nossa economia e consequentemente para a dinamização do mercado laboral”, afirma, em comunicado, Eloi Tarrés, Diretor de Market Intelligence da empresa de gestão de talento. “O estudo cujos resultados agora revelamos mostra essa realidade, em linha com o que temos vindo a assistir desde o inicio deste ano”, acrescenta.
Assim, na área da logística, Lisboa e Porto são as cidades com maior procura. Mas, Aveiro, Setúbal, Faro e Braga apresentam também necessidade de recursos humanos. Já as vagas mais pretendidas são as de empregados de armazém, operadores logísticos, condutores de empilhadores e embaladores.
No que toca ao setor do comércio, Braga e Setúbal são, a par de Lisboa, Porto e Faro, as cidades que registam maior procura de trabalhadores. Os perfis mais requisitados são os de repositores, promotores, embaladores e operadores de caixa.
E na hotelaria, além de Lisboa, Porto e Faro, o estudo do Eurofirms Group Destaca Albufeira e Aveiro, sendo que os lugares a preencher são os de empregados de mesa, cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de limpeza, rececionistas e baristas.
Também o setor da construção apresenta um aumento no volume de colaboradores durante estes meses, potenciado, por um lado, pela necessidade de mão de obra adicional para a construção ou reparação de infraestruturas em zonas turística.
Fundado em 1991, o Eurofirms Group é a primeira multinacional espanhola de gestão de talento.