A Cepsa desenvolveu um novo sistema de rastreabilidade em tempo real aplicado à distribuição dos seus produtos, nomeadamente lubrificantes e asfaltos. Começa a ser utilizado na comercialização de gasóleo, após o que, no próximo ano, deverá estender-se a outros negócios da empresa.

“Através deste novo sistema de rastreabilidade, concebido para melhorar a experiência dos nossos clientes, colaboradores e transportadores, conseguimos uma melhoria da eficiência e, ao mesmo tempo, reforçamos a segurança e a privacidade da informação. Esta solução inovadora ajuda-nos a continuar a impulsionar a nossa evolução para um modelo mais sustentável e digitalizado”, sustenta, em comunicado, a Chief Information Officer, Susana Zumel.

O sistema reúne, numa só plataforma, aplicações que até agora independentes, com a digitalização do processo a permitir aumentar a eficiência, a sustentabilidade e a segurança das operações.

O processo, baseado numa plataforma Fieldeas, envolveu o agrupamento de diversas  funcionalidades numa única solução, centralizando toda a informação sobre a rastreabilidade da encomenda e agilizando a gestão de possíveis incidentes no serviço.

Do ponto de vista da sustentabilidade, ao eliminar a utilização de dispositivos como o terminal móvel de vendas dos transportadores está a gerar menos resíduos e a reduzir o consumo de energia, dado que, diminuindo a troca de ficheiros para o rastreio de encomendas, evita-se o armazenamento em servidores. Por outro lado, toda a documentação destes processos é digitalizada, eliminando o uso de papel.

São três as linhas de trabalho abrangidas: clientes, empregados e transportadores. Em relação aos clientes, facilita a visualização do estado da sua encomenda, com uma estimativa da chegada do produto através de uma ligação de seguimento. No que toca aos funcionários da distribuição, permite-lhes controlar a qualidade e a segurança do serviço em tempo real. Possibilita, ainda, substituir os terminais móveis de venda por uma aplicação integrada nos dispositivos móveis dos transportadores. E, no que respeita aos transportadores, fornece aos motoristas um guia com os diferentes passos a seguir nas operações para assegurar os procedimentos estabelecidos, validar as condições técnicas e reportar incidentes.