No ambiente empresarial altamente competitivo de hoje, o alinhamento estratégico é essencial para o sucesso a longo prazo de qualquer organização! A logística, tradicionalmente vista como uma função puramente operacional, tem evoluído para se tornar um elemento estratégico fundamental dentro das organizações. A sua integração e transversalidade, com diferentes áreas operacionais e diversos centros de custos, conferem-lhe um papel preponderante para o sucesso no alinhamento estratégico.
Antes de explorar o seu contributo nas diversas dimensões importa, porém, perceber o que é, e como se consegue, o Alinhamento Estratégico. Salientando de antemão a sua enorme relevância, pode dizer-se que nas organizações, um alinhamento sistémico, holístico, sintético e quase intuitivo é fundamental para garantir um equilíbrio saudável e um desenvolvimento auto-sustentado.
Este alinhamento consegue-se através de uma cultura empresarial clara e coerente que, na sua essência, define a identidade da organização. Moldada por um conjunto de crenças,
comportamentos e valores, é essencial que esteja alinhada com a visão e missão da empresa como garantia de sucesso. Importa por isso perceber que a visão representa a sua ambição futura e o impacto que deseja alcançar no mundo. Serve como uma bússola, orientando todas as ações e decisões estratégicas. A missão, por seu lado, define o propósito central da empresa, ou seja, a razão pela qual existe. Descreve o que a organização faz, para quê, e como o faz. Já os valores são os princípios fundamentais que guiam o comportamento e as decisões tomadas no quotidiano corporativo.
Um alinhamento vertical e horizontal destes elementos vai alicerçando e fortalecendo estruturas, convergindo esforços para um propósito comum. Este alinhamento, considerado estratégico, garante assim que todos os aspectos da organização estão sincronizados a médio e longo prazo com tal propósito, nas metas, objectivos, processos, actividades, tarefas e recursos, sejam materiais ou humanos. Tal acontece através da implementação de uma Estratégia. Um plano de ação que envolve a análise, formulação e implementação de diferentes objetivos e a adopção de diversas medidas e acções, com alocação dos recursos necessários ao seu desenvolvimento.
Esta harmonia e coordenação traduz-se num ganho estratégico para o negócio evidenciando o máximo retorno sobre o investimento nos 3 eixos base de uma empresa: Mercado, Accionista e Organização Interna. E é precisamente pelo seu posicionamento transversal que a logística aporta valor, consistência e excelência nestes 3 eixos. Desde logo pelo conjunto de acções desenvolvidas com vista à eficiência da cadeia de abastecimento, garantindo que os produtos são entregues no momento certo, na quantidade certa e no lugar certo, minimizando custos e maximizando a satisfação do cliente, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final.
Pela optimização de processos, espaços e fluxos de trabalho, promovendo a redução de custos operacionais e o aumento da agilidade através de uma correcta gestão de stocks,
armazenamento, manuseio de materiais e transporte. Pela satisfação do cliente fortalecendo a fidelidade e reputação da empresa, garantindo que os clientes recebem os seus produtos no prazo esperado e de forma precisa e confiável, garantindo ainda capacidade de resposta para eventuais problemas ou constrangimentos relacionados com a entrega e/ou a qualidade do produto ou serviço. Pela implementação de práticas logísticas sustentáveis em toda a linha da cadeia, promovendo uma responsabilidade social e corporativa em prol da empresa e da comunidade, através da optimização de rotas, procura e utilização de materiais e embalagens ecológicas e sustentáveis, gestão eficiente de resíduos, retorno de materiais e preocupação com logística inversa.
Trabalhando em flexibilidade e resiliência ao desenvolver estratégias de mitigação de riscos que conferem segurança extra ao planeamento operacional estratégico em toda a linha
logística, de A a Z, conferindo robustez à estrutura, e promovendo a integração com a tecnologia através da utilização de sistemas de gestão integrados, robótica, blockchain, IA, etc. Cria-se assim visibilidade em toda a cadeia, aumentando o nível de participação e confiança de clientes e fornecedores, e melhorando a tomada de decisões interna bem como a eficiência operacional geral. E, por fim, promover colaborações e parcerias estratégicas, interna e externamente, com os diversos stakeholders da organização. Tal cooperação garante que todos os envolvidos estão alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, promovendo sinergias e melhorando a eficiência geral.
Assim se conclui que a logística, quando alinhada com a estratégia empresarial, desempenha um papel crucial na promoção da eficiência, satisfação do cliente, sustentabilidade e
resiliência. A sua capacidade de otimizar processos, integrar tecnologias avançadas e fomentar colaborações estratégicas torna-a um elemento vital para o sucesso de uma organização. Como tal, investir em práticas logísticas eficientes e inovadoras não só apoia os objectivos operacionais como impulsiona o alinhamento estratégico essencial para a competitividade e crescimento sustentável das empresas.
Importa assim sublinhar que um sistema alinhado é um sistema mais robusto, mais conectado, mais eficiente, mais produtivo e mais lucrativo! Fomentar o bem-estar e o desenvolvimento profissional das pessoas, percecionando-as como activos de investimento e tirando partido do valor acrescentado que maiores níveis de colaboração e compromisso aportam directamente ao negócio é um dado adquirido, e por certo uma preocupação das equipas logísticas, conforme explorado em publicação anterior (vide As Pessoas como Activo de Investimento).
Adicionalmente, o alinhamento através de uma cultura organizacional e de uma estratégia global na criação de valor tangível para a empresa resultam numa operação mais eficiente, numa maior percepção de valor por parte do mercado, num aumento de competitividade e numa base sólida para o crescimento sustentável da organização no longo prazo.
A autora escreve sob pré-acordo ortográfico.
Cláudia Penhas | Supply Chain Specialist