A Alphaliner apresentou o ranking dos 30 maiores portos a nível global para o primeiro semestre de 2024, os quais tiveram um crescimento médio de 7%. Seis portos não reportaram os seus dados relativos a esse período.

A liderança do top 10 permanece quase inalterada, com o surgimento do porto do Dubai (EAU) na 10ª posição, que já havia ocupado em 2018, ascendendo da 12ª posição em 2023. Hong Kong, que ocupava essa posição, desce para a 13ª. No top 30 surge ainda o porto de Lianyungang (China) na 29ª posição (31ª no primeiro semestre de 2023).

Do ranking, apenas dois portos chineses reportaram quebras homólogas na movimentação de contentores: Hong Kong (-5,4%) e Xiamen (-4%), sendo que o porto de Hamburgo ainda não apresentou os dados do segundo trimestre, sendo estimada uma quebra de 1,2% pela Alphaliner, face à sua quebra de aproximadamente 1% nos seus volumes ano a ano.

À excepção das quebras e do Porto de Nova Iorque e Nova Jérsia, que apresentou um crescimento de apenas 0,13%, os restantes registaram aumentos entre 2,4% (Roterdão) e 20,0% (Golfo de Beibu).

No top 30 encontram-se 11 portos chineses, estando seis deles no top 10 global, e vários outros asiáticos, que lideram o ranking de portos.

O top 3 manteve-se liderado por Xangai (China) com +7,5%, Singapura (Singapura) com +6,4% e Ningbo-Zhoushan (China) com 8,3%. O Roterdão permaneceu como maior porto europeu, porém, desceu da 11ª posição para a 12ª.

Infografia: Alphaliner.