A farmacêutica global Bayer concluiu o lançamento do Unison Planning, um software da OMP, que tem como objetivo melhorar a gestão da cadeia de abastecimento da empresa através de previsões alimentadas por Inteligência Artificial (IA), agora utilizadas por mais de 250 profissionais da Bayer em todo o mundo.
Em 2019, a divisão de Consumer Health da Bayer iniciou a sua jornada de transformação digital com a OMP visando substituir o sistema existente de APO. A empresa procurou orquestrar os seus dados e integrar os seus sistemas num quadro de previsão orientado por IA. Após o sucesso de projetos-piloto implementados na Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Turquia, em 2021 e 2022, a Bayer implementou recentemente o Unison Planning nas suas divisões de Comsumer Health e Pharma.
Apesar de estar integrada a nível mundial, a solução foi configurada para acomodar o mercado local e a disponibilidade de dados qualitativos. Desta forma, a Bayer consegue executar um processo de previsão mais eficiente e transparente, com uma utilização mais ampla da previsão estatística, e uma melhor gestão dos riscos e oportunidades.
A solução de planeamento da OMP vai além da otimização do fornecimento de produtos da Bayer. Incorpora objetivos empresariais no planeamento estratégico, prevê diversas necessidades em vários setores e indústrias, e capacita a equipa de tomar decisões bem informadas.
“Com o Unison Planning, a OMP provou que a nossa visão de uma solução de planeamento de procura poderosa, fiável e flexível era tanto ambiciosa quanto realista”, refere Christophe Lederrey, chefe de projetos digitais da cadeia de abastecimento global da Bayer.
Matteo Vidale, líder digital de planeamento da cadeia de abastecimento E2E da empresa, acrescenta, “estou particularmente entusiasmado com o potencial de automatizar e aumentar ainda mais a precisão das nossas previsões, aproveitando as capacidades de deep leraning e machine learning da OMP incorporadas na solução, além da base sólida que construímos até agora. Os estudos realizados até agora mostram um potencial significativo a explorar”.
Já Kurt Gillis, diretor de desenvolvimento de negócios da OMP, afirma que “alguns meses após o lançamento, um executivo da cadeia de abastecimento da Bayer disse-nos que a OMP é o primeiro sistema de planeamento de procura que funciona da forma como pensam. É um testemunho do trabalho árduo e da visão da nossa equipa e motiva-nos a continuar a otimizar as nossas soluções e processos”.