A Ikea tem em teste, online, uma nova loja que permite aos clientes comprar e vender o seu mobiliário em segunda mão. A Ikea Preowned, assim se chama a loja de revenda, está atualmente em funcionamento em Madrid e Oslo e, após dezembro, a retalhista conta tomar posição sobre as próximas etapas.
Online, a loja define o objetivo de reduzir os resíduos e manter o mobiliário da Ikea fora dos aterros, como parte de um esforço maior da empresa para “reduzir a utilização de recursos e fazer a transição para um negócio circular”.
Em termos de funcionamento do “novo sítio”, os compradores podem adicionar artigos usados ao seu carrinho de compras e efetuar o check-out sem qualquer custo adicional. O comprador e o vendedor acordam então uma hora e um local para se encontrarem, tendo o vendedor a opção de aceitar o artigo no momento do levantamento ou de o cancelar e ser reembolsado. Os vendedores podem então optar por receber o pagamento através de transferência bancária ou através de cartão de oferta IKEA com um acréscimo de 15%. A Ikea recomendará um preço de listagem com base no estado do artigo e no valor original, mas os vendedores podem definir o seu próprio preço. Em média, segundo a Ikea, os artigos em segunda mão são vendidos por cerca de metade do preço original.
Atualmente, a listagem de artigos é gratuita, embora o CEO da retalhista sueca tenha admitido ao Financial Times que, no futuro, poderá ser acrescentada uma “taxa simbólica”.