O Schwarz Group, detentor do Lidl, adquiriu 35% da Gartner KG, empresa centenária austríaca, dando um novo passo no setor TSL (Transporte, Shipping e Logística). A notícia foi avançada pelo portal alemão Verkehrsrundschau.

A Gartner KG está sediada em Lambach, na Áustria, e opera em 23 localizações em vários países, como Áustria, Alemanha, Hungria, Roménia, Espanha, França, Países Baixos, Bélgica, Grécia, Chéquia e Eslováquia, e conta com uma frota de 2.100 tratores e aproximadamente 3.200 reboques. No ano passado a empresa teve uma faturação de 648 milhões de euros, e os seus serviços incluem transporte de carga refrigerada, do qual o Schwarz Group poderá beneficiar.

O grupo já deu outros avanços na área da logística anteriormente, como foi o caso da empresa de transporte marítimo do Lidl, Tailwind Shipping Lines, criada há dois anos. Hoje, esta empresa oferece conexões entre Europa, China e Bangladesh e opera oito pequenos navios porta-contentores, cada um com capacidade de até 5.000 TEU.

No ano passo, o Lidl expandiu ainda mais os seus serviços através da Tailwind Multimodal, uma empresa sediada em Graz, na Áustria, responsável por transportar contentores de e para o porto eslovaco de Koper, onde chegam navios da Tailwind Shipping Lines provenientes da China.

A fonte destaca que o Lidl está a gerir gradualmente as suas operações logísticas de forma direta, através da Lidl Road Solutions. A rede de supermercados agora lida com a terceirização do transporte para despachantes e gere acordos com estes, bem como com fornecedores, uma responsabilidade que antes cabia aos fornecedores.