O Grupo Garland estabeleceu uma nova parceria estratégica que envolve a Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo, e a Streck, empresa suíça com 75 anos de experiência. A colaboração permitirá à Garland fortalecer os seus serviços de transporte terrestre de e para a Suíça, ampliando a presença no mercado europeu.

 

As trocas comerciais entre Portugal e a Suíça têm mostrado um crescimento consistente nos últimos anos. De acordo com o Comtrade, a Suíça registou, em 2023, um excedente de 56 mil milhões de USD, o que representou um aumento de 19 mil milhões de USD face a 2019 e de 12 mil milhões de USD em relação a 2022. Já segundo o Instituto Nacional de Estatística, a Suíça foi o 15.º cliente das exportações portuguesas de bens em 2023, com uma quota de 1,0%, ocupando a 22.ª posição ao nível das importações (0,5%). Ao longo do período 2019-2023 verificou-se uma média de crescimento anual das exportações de 5,9% e de 17,2% nas importações. A balança comercial de bens foi favorável ao nosso país, tendo apresentado um excedente de 235 milhões de euros em 2023.

“Esta parceria visa precisamente atender a esta dinâmica comercial, proporcionando um serviço logístico robusto que facilita o fluxo de mercadorias entre os dois países”, explica Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions.

De referir que a Garland já operava na Suíça há mais de 20 anos, com saídas regulares duas vezes por semana para Basel. Com a Streck, o serviço da Garland passa a cobrir toda a Suíça, com operações otimizadas a partir do terminal de Basel, incluindo descargas/cargas diretas para Less Than Truckload (LTL) e Full Truckload (FTL) em todo o território suíço.

Esta colaboração permitirá ainda criar sinergias valiosas entre a Garland Transport Solutions em Portugal e Espanha (onde dispõe de instalações, mais especificamente em Vitoria-Gasteiz, no País Basco), otimizando rotas e serviços, e fortalecendo a comunicação e operações integradas.

“Com 1.200 colaboradores e uma filosofia alinhada com os valores da Garland, a Streck reforça a nossa capacidade de resposta às crescentes exigências do mercado suíço. A parceria com a Streck não só permite à Garland expandir a sua rede de serviços, como também garantir a resiliência necessária para operar com eficiência em tempos de incerteza”, remata Giles Dawson.