O campo emergente da Inteligência Artificial (IA) está a ter um contributo crescente no setor da logística, ao mesmo tempo que a sustentabilidade permanece uma prioridade de topo. Estas são duas das conclusões da sétima edição do DHL Logistics Trend Radar, que acaba de ser divulgado.
Trata-se de um relatório bienal que produz informação sobre as tendências – sociais, de negócio e tecnológicas que impactam a indústria, avaliando, desde 2012, os desenvolvimentos, desafios e oportunidades que moldam o setor. A cada edição são identificadas 40 tendências – 17 sociais e de negócio e 23 tecnológicas.
“O DHL Logistics Trend Radar constitui um valioso recurso estratégico para os nossos clientes e para a comunidade de logística”, resume a CCO e Head da DHL Customer Solutions & Innovation, Katja Busch, acrescentando que o relatório consolida as principais tendências em logística, com a IA e a sustentabilidade a destacarem-se nesta sétima edição enquanto motores da evolução na próxima década.
No que toca à IA, o radar destaca que a sua relevância na logística se expandiu significativamente, elencando cinco principais dimensões – IA Generativa, IA Ética, Audio IA (gerador de voz), Visão Computacional e Analítica Avançada. Em conjunto, têm a capacidade de transformar os processos logísticos, na medida em que alavancam a análise e geração sofisticada de dados, melhoram a interação entre pessoas e computadores por via da análise de voz e de som, automatizam a interpretação visual de dados e geram autonomamente novos conteúdos com base em padrões aprendidos.
No que diz respeito à sustentabilidade, o documento da DHL evidencia duas tendências: a energia renovável e os combustíveis sustentáveis. Estas tendências são essenciais para reduzir as emissões de dióxido de carbono, para potenciar a eficiência energética e tornar sustentáveis as operações em toda a cadeia de abastecimento.
“A velocidade da transformação em logística continua a acelerar. A par das oportunidades que a IA aporta ao desenvolvimento de níveis de eficiência e de inovação sem precedentes, o foco numa cadeia sustentável e resiliente continuará a liderar as prioridades estratégicas dos nossos clientes”, frisou o vice-presidente e Head de Inovação e Pesquisa de Tendências da DHL Customer Solutions & Innovation, Klaus Dohrmann.
Este sétimo radar abrange, igualmente, as tendências sociais e as suas implicações na cadeia de abastecimento, tocando tópicos como diversidade, equidade, inclusão, pertença, bem como a segurança e saúde no local de trabalho e a experiência do trabalhador.