A ID Logistics implementou o sistema de picking “3 Jumps” para unidades, caixas completas e paletes. Esta solução permite gerir de forma mais eficaz a preparação de várias encomendas, enquanto otimiza as deslocações e elimina erros através da validação do peso por linha.

O sistema permite processar até 16 pedidos em simultâneo, reduzindo, o tempo de preparação e deslocações dos colaboradores, em média, em 30%. Está equipado com um sistema LED e uma câmara frontal que, através da cor, identifica o estado da encomenda e alerta para qualquer ocorrência durante o processo de picking.

O ecrã apresenta todas as informações relativas ao pedido, nomeadamente a quantidade de artigos por caixa. O sistema integra ainda um registo fotográfico de peso por cada quantidade agregada ao pedido.

De acordo com a empresa, o sistema “3 Jumps”, comparado com sistemas anteriores, destaca-se pela sua ergonomia, redução do esforço na movimentação da carga, validação de peso, confirmação de etapas, e um esquema de cores para distinguir os diferentes estados da preparação da encomenda.

Após a validação do artigo e leitura do código através de um scanner ótico portátil, o sistema determina o lote e informa as quantidades necessárias. A partir daqui, o colaborador coloca as unidades nas caixas, valida o peso e, se não se registarem divergências, atualiza a nova localização do picking.

Gonçalo Silveira, site manager Pharma da ID Logistics, afirma que “com o sistema ‘3 Jumps’ reafirmamos o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação, enquanto nos preparamos para enfrentar as exigências de mercado que os nossos clientes encaram diariamente”.