Como forma de reforçar a segurança dos seus equipamentos, a Linde Material Handling lançou um novo Sistema de Aviso de Objetos (OWS) para os equipamentos de Corredores Muito Estreitos (VNS), tendo como função a identificação de obstáculos no percurso.

Através do uso de scanners de feixes laser de infravermelhos, o OWS analisa o ambiente em que se encontra, podendo definir até três campos de aviso diferentes para observar o percurso de condução da máquina, dentro e fora dos corredores. A Linde avança ainda que o sistema também pode ser utilizado para máquinas não guiadas, como é o caso dos modulares V, de modo a evitar colisões.

“Quando é detetado um obstáculo dentro da área monitorizada (designada por zona de deteção), é imediatamente ativado um alarme, alertando o operador. Em particular, o sistema responde exclusivamente a obstáculos estáticos – como paletes ou objetos parados – levando a uma redução imediata da velocidade ou a uma paragem completa”, explica a empresa em comunicado, alertando que, “no entanto, não fornece avisos para interações dinâmicas com outros equipamentos. Além disso, quaisquer objetos que se encontrem fora da área de deteção predefinida não são detetados pelo sistema”.

A empresa já contava com um sistema de proteção pessoal (PPS), que tinha como intuito a proteção pessoal em corredores muito estreitos, constituídos por scanners laser aprovados para proteção pessoal, podendo ser utilizado em conjunto com este sistema OWS para a deteção de pessoas e objetos. “De acordo com a norma DIN 15185-2, um PPS (ou um sistema que proporcione uma segurança equivalente) é obrigatório na Alemanha. Esta é uma solução interessante para todos os clientes que pretendam aumentar a segurança no seu armazém VNA e está disponível para os modulares K, A e V, bem como V B desde 1 de abril de 2023”, esclarece o comunicado.

O Linde OWS conta com funções semelhantes ao PPS móvel, porém, os scanners a laser utilizados não se destinam à proteção pessoal, mas sim à de objetos e veículos, procurando tornar as operações mais seguras e assegurar que nem o veículo, nem o objeto sejam danificados.