Entre os dias 10 de julho e 5 de agosto, a LASO transportou nove torres eólicas para o novo parque eólico de San Cebrián, em Espanha, num processo que envolveu mais de 40 profissionais altamente qualificados.
Para a conclusão deste transporte, foi necessário mover componentes desde múltiplas localizações. Os tubos que compõem as torres foram carregados em Aranda do Douro, enquanto as pás eólicas foram transportadas a partir de Aveiro e de Daimiel, na província espanhola de Cidade Real. Os restantes componentes da torre também foram transportados desde Aveiro até ao parque eólico.
“A operação foi cuidadosamente planeada para garantir que todos os componentes chegassem ao destino final de forma segura e dentro do prazo estipulado. A LASO, com a sua vasta experiência em projetos de grande dimensão, coordenou todos os aspetos logísticos desta operação”, explica a empresa em comunicado, destacando que “a movimentação de componentes tão volumosos e pesados exige um planeamento rigoroso e a utilização de equipamentos especializados”.
A equipa constituída por mais de 40 pessoas envolveu desde motoristas de pesados e ligeiros, engenheiros, gestores de tráfego, e outros profissionais, de modo a conseguirem concluir o sucesso da operação em cada fase do projeto.
Entre os principais desafios, a empresa destacou a coordenação entre diferentes pontos de origem, gestão do tráfego nas estradas públicas, e a necessidade de manter o cronograma rigoroso, de modo a que todos os componentes chegassem ao parque eólico de San Cebrián dentro do prazo. Para além disso, foi necessário equipamento específico e essencial para o transporte, como foi o caso do Super Wing Carrier para a movimentação das pás, devido às suas dimensões.
“Este projeto é um marco importante para a LASO, não só pela dimensão e complexidade do transporte, mas também pela sua contribuição para o crescimento da infraestrutura de energia renovável em Espanha”, comentou o gestor de tráfego que coordenou toda a operação.