Três empresas – a Trailer Dynamics GmbH (TD), a Schenker Europe GmbH (DB Schenker) e a Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL) – associaram-se para o desenvolvimento de um projeto inovador que visa implementar a tecnologia de troca de baterias em reboques elétricos na Europa.

Em estudo está a viabilidade da criação de estações de troca de baterias capazes de satisfazer as necessidades futuras de reboques elétricos e, potencialmente, de camiões elétricos em toda a Europa.

Em comunicado, os parceiros sustentam que esta iniciativa representa “um passo significativo” no sentido de melhorar a eficiência e a relação custo-eficácia do carregamento de baterias para o tráfego de mercadorias pesadas. E acrescentam que estabelece as bases para o desenvolvimento de sistemas que permitam a troca de baterias de forma rápida e eficiente, aumentando assim a autonomia e o tempo de funcionamento dos veículos elétricos no setor europeu dos transportes.

Os sistemas de troca de baterias são considerados “particularmente adequados” para acomodar os requisitos únicos e dinamicamente variáveis dos utilizadores de e-trailers. Isto porque contribuirão para uma maior disponibilidade do veículo devido a tempos de carregamento reduzidos, maior eficiência operacional e menor dependência das infraestruturas de carregamento convencionais.

Além disso, o tempo estimado de troca de cinco minutos e a seleção de múltiplos módulos de bateria de acordo com o caso de utilização requerido não só melhora a eficiência do processo logístico no transporte elétrico de mercadorias pesadas, mas também os parâmetros comerciais.

Neste projeto, a Trailer Dynamics, especializada em tecnologia e-trailer, fornece uma solução inovadora de tração elétrica destinada a reduzir o consumo de gasóleo e as emissões de CO2 e a ajudar a aumentar a autonomia dos futuros camiões e semi-tratores elétricos. “A tecnologia de troca de baterias tem o potencial de maximizar o tempo de atividade dos nossos veículos e reduzir as emissões de CO2 em toda a Europa”, especifica Abdullah Jaber, CEO da Trailer Dynamics.

Por sua vez, a DB Schenker participa com a sua rede e a sua experiência na gestão logística. “A tecnologia de troca de baterias desempenhará um papel crucial na superação dos desafios da infraestrutura de carregamento e no apoio ao aumento do mercado de transportes pesados de mercadorias com emissões zero, especificamente na Europa”, afirma, no comunicado, Wolfgang Janda, Vice-Presidente Executivo da DB Schenker Europa. “Este projeto é um compromisso claro da DB Schenker para com uma indústria de transportes eficiente e com baixas emissões na Europa”, adianta.

A CATL, centrada em novas tecnologias energéticas, contribui com as suas capacidades no domínio eletroquímico e com uma plataforma abrangente que cobre a conceção, o fabrico e a aplicação de baterias. “Estamos entusiasmados por combinar a nossa tecnologia e experiência com o conhecimento do setor e a experiência operacional da DB Schenker e da Trailer Dynamics para acelerar a transição para o transporte sem emissões na Europa”, declara Akin Li, Presidente Executivo da Overseas Business da CATL.