Segundo o “Industry trends: Transportation and logistics”, realizado pela Crédito y Caución, o setor de transportes e logística deverá apresentar um crescimento de 3,8% em 2024, e de 4% em 2025.

“O setor deverá beneficiar do aumento da produção industrial mundial e da procura dos consumidores”, avança o estudo, destacando o papel da recuperação económica que se tem sentido na Europa enquanto suporte à demanda do setor.

O estudo indica alguma tendência para a deslocalização, mas que ainda assim o comércio mundial continue a crescer, apoiando a procura por transporte de mercadorias a médio e longo prazo, e em especial na Europa, que pela sua recuperação económica deverá apoiar o setor a curto prazo.

Outro motor de crescimento para o segmento logístico que o estudo aponta é o fortalecimento da resistência da cadeia de abastecimento. Empresas que concentravam as suas produções no just-in-time começaram a aumentar os seus stocks, o que irá gerar um aumento na procura por instalações de armazenagem, acompanhado pelo comércio eletrónico. O estudo indica também que a crescente digitalização dos armazéns irá ainda otimizar a eficiência das cadeias de valor e melhorar as suas margens.

Os riscos geopolíticos são outro fator destacado pela Crédito y Caución, com especial impacto para o transporte marítimo, que depende da garantia de liberdade de navegação. No primeiro trimestre de 2024 os preços do transporte marítimo internacional nas principais rotas aumentaram cerca de 60% face ao ano anterior, devendo-se principalmente ao encerramento da rota do Canal do Suez e à crise do Mar Vermelho. “O desvio por África acrescenta pelo menos uma ou duas semanas às viagens da Ásia para a Europa e América”, pode ler-se ainda, “embora as taxas de frete permaneçam elevadas nos próximos meses, a pressão sobre os preços deve diminuir um pouco devido à capacidade adicionada na forma de novos navios”. A empresa antecipa que o aumento das tensões no Mar Vermelho e, potencialmente, no Estreito de Taiwan e no Mar da China Meridional poderá causar mais perturbações.

Ao nível dos combustíveis, após a ligeira subida dos preços no início de 2024, estes estão a apresentar um decréscimo, podendo aliviar as pressões de custos no setor nos próximos meses. Por outro lado, a procura por transportes ecológicos irá exigir investimentos significativos por parte das empresas a médio e longo prazo, representando “um risco para as empresas que não consigam adaptar-se”, sendo especialmente impactado caso os custos se reflitam no preço para o consumidor final.

De destacar que no forecast da performance dos principais países, Portugal aparece destacado como “poor”, representando algum risco e uma baixa performance, juntamente com a Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, França, Hungria, Itália, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, Suíça e Turquia.