A Dachser vai alargar o seu modelo de distribuição para entregas locais sem emissões a mais 11 cidades, que se juntam, assim, às 13 em que este projeto já está em funcionamento, entre elas o Porto.
Em comunicado, a empresa adianta que, com vista à ampliação deste modelo a outras localizações, tem conduzido uma série de testes na sua filial em Málaga, utilizando um camião 100% elétrico. Estes testes são realizados em condições reais de tráfego e incluem variáveis como o peso da carga, diferentes horários e dias de circulação, mudanças de rotas, número de paragens, e testes de recarga de bateria durante as rotas, com e sem ar condicionado.
“As operações de teste realizadas durante o mês de julho, em diferentes zonas de Málaga, permitiram-nos recolher informações valiosas que nos vão ajudar a implementar as entregas livres de emissões de uma forma mais eficiente”, sustenta o Managing Director European Logistics Iberia, Celestino Silva.
Lançado em 2018 pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da DACHSER, o modelo DACHSER Emission-Free Delivery integra a estratégia de longo prazo da empresa para a proteção climática. O objetivo consiste em, até 2025, expandir esta iniciativa a 24 cidades europeias, utilizando uma frota composta por bicicletas, furgões e camiões elétricos, adaptados às necessidades locais de cada filial.
Sobre os benefícios deste modelo, a empresa destaca a melhoria da qualidade do ar e a redução do ruído do tráfego nos perímetros urbanos. Os veículos elétricos eliminam a emissão de gases poluentes para a atmosfera e a frota é alimentada com eletricidade proveniente de fontes renováveis. A par de uma significativa redução das emissões sonoras, também os condutores deixam de estar expostos às vibrações do motor durante a condução.