A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) irá criar uma plataforma, a Matchmaker de Sustainable Aviation Fuel (SAF), para ligar companhias aéreas a fornecedores de SAF. Será lançada no primeiro trimestre de 2025.
A plataforma será criada segundo três aspetos fulcrais. O primeiro é a conectividade, ou seja, os produtores e fornecedores de SAF poderão publicar volumes disponíveis ou planeados de SAF, e as companhias aéreas poderão registar o seu interesse em adquirir os volumes exigidos ou desejados.
O segundo passa pela visibilidade. A plataforma fornecerá informações abrangentes sobre o SAF disponível, como volumes, matérias-primas utilizadas, localização e tecnologia de produção, reduções de emissões, bem como conformidade com o Carbon Offsetting Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA) ou com a Renewable Energy Directive (RED) da União Europeia.
Por último, a eficiência. Uma plataforma central simplificará a aquisição de SAF, tornando mais fácil e rápida a conexão entre todas as partes. Além disso, também facilitará o desenvolvimento de inteligência de mercado com base nos dados que a plataforma irá gerar.
Marie Owens Thomsen, vice-presidente sénior de Sustentabilidade e economista chefe da IATA, afirma que “a nossa visão é criar uma plataforma de matchmaking transparente, eficiente e acessível que acelere a adoção de SAF à medida que a indústria da aviação avança rumo a zero emissões líquidas de CO” até 2050. A plataforma fará isso ao reduzir os custos e complicações que as companhias aéreas enfrentam ao procurar fornecedores de SAF”.