A Lyzer, nova plataforma de Logistics as a Service (LaaS), vai buscar o nome ao inglês “catalyzer” porque… nasce para ser um catalisador. No fundo, o parceiro-chave para retalhistas, marketplaces em tudo o que é distribuição e recolha. Ao trazer eficiência aos processos reduz custos, gera economias, tornando o negócio mais rentável.

É que, como sublinhou um dos pais do projeto, no lançamento oficial, “a melhor forma de trazer eficiência à logística é dando-lhe tecnologia”.

 

Criada pelos fundadores da 360Hyper, a Lyzer foi apresentada ontem ao mercado, tendo ficado claro que querem revolucionar o setor com esta plataforma all-in-one que disponibiliza soluções para otimizar o processo de gestão de encomendas, picking e delivery dos grandes retalhistas do mercado. 

Após o sucesso da 360Hyper, um supermercado online lançado durante a pandemia, os fundadores Nuno Serradas Duarte, Diogo Silva e Filipe Nery estabeleceram a Lyzer como um projeto independente. Neste processo, Hugo Menino Aguiar, ex-product manager na Google e co-founder e ex-CEO da SPEAK,  juntou-se à equipa dos fundadores, contribuindo para um novo capítulo na visão da empresa e criação de uma plataforma destinada a ser o catalisador para o crescimento eficaz das empresas.

Enquanto projeto independente, a Lyzer é agora prestadora de serviços de retalhistas, e também da 360hyper, que passou a integrar o grupo KuantoKusta, sob a gestão de Paulo Pimenta, CEO do grupo.

“Temos grandes ambições para o 360Hyper. Queremos que seja um site muito utilizado, tanto como é o KuantoKusta e tornar o 360Hyper uma referência em Portugal”. Consciente dos desafios que tem pela frente, Paulo Pimenta diz que estão a contar com todos os parceiros, estando convicto que nos próximos meses vão fazer muitas coisas “e trazer um serviço que seja diferente do que já existe” porque, como sublinhou, “se é para ser mais um, não fazemos. Queremos ser um player de referência. Temos uma equipa jovem, uma equipa ambiciosa e de certeza que eles vão dar tudo”.

 

Olhar para os processos de A a Z

À Supply Chain Magazine, Nuno Serradas Duarte, Co-Founder & CEO da Lyzer explica que “Há muitos softwares que olham só para a parte da entrega, há softwares que se preocupam com a ordenação das encomendas, mas não havia quem olhasse para o processo como um todo. E eu diria que esta é a grande diferença da Lyzer: olhámos e trabalhámos os processos de A a Z. O 360Hyper foi, de facto, o nosso tester, mas depois grandes parceiros do retalho, e também grossistas, que viam como é que trabalhávamos e começaram a pedir-nos: podemos testar a vossa aplicação no nosso sistema?”. 

A Lyzer disponibiliza agora um conjunto de soluções que combinam tecnologia avançada com serviços operacionais, concebidos para melhorar todos os aspetos das operações de retalho e e-commerce. A plataforma garante uma gestão de encomendas eficiente ao proporcionar visibilidade total em todos os canais de rede onde os retalhistas estão presentes, desde o momento em que o cliente confirma a encomenda até à entrega, assegurando uma experiência contínua para os clientes através de ferramentas inteligentes e alertas em tempo real, que ajudam a antecipar e resolver problemas para garantir entregas pontuais. 

Por outro lado, também permite aos retalhistas optar pelo uso da plataforma apenas para recolhas, entrega ou ambos, consoante o caso. Paralelamente, automatiza o picking ao atribuir pedidos com base na localização e na carga de trabalho, organizando o percurso de recolha mais ágil para os pickers, o que minimiza o tempo e aumenta a organização no atendimento. A sincronização entre horários de recolha e entrega, bem como o aperfeiçoamento de rotas, assegura que as encomendas são entregues de forma rápida, eficiente, maximizando os recursos e reduzindo os custos associados às operações.

“Ao contrário da maior parte das startups – nós já não somos bem uma startup, pois temos um volume muito interessante -, chegamos ao mercado com um produto testado, que nasceu de uma necessidade que nós tivemos e que até já foi comprovado pelos outros retalhistas”, explica Nuno Serradas Duarte.

Agora chegam ao mercado para transformar o que por norma é um desafio complexo num processo ágil, otimizando as recolhas e as entregas das encomendas: “acreditamos que o sucesso das empresas está numa gestão eficiente e em soluções inovadoras que simplifiquem o processo de expansão, e a Lyzer surgiu precisamente para preencher lacunas que, até agora, não tinham soluções eficazes no mercado”. Numa abordagem muito pragmática, o responsável da Lyzer sintetiza o que os moveu: Olhando para as operações sabemos que, se calhar, no curto prazo, ter mais pessoas resolve. Mas não passa de um penso. O que nós fizemos foi abordar a questão de forma transversal e resolver o problema, porque a melhor forma de trazer eficiência à logística é dando-lhe tecnologia”.

Nos planos está continuarem a investir, nomeadamente no lançamento de novas ferramentas e no incremento do uso da inteligência artificial, ampliando as vantagens competitivas das empresas que utilizam a plataforma; mas também a expansão, nomeadamente começar a trabalhar em Espanha. É que aqui ao lado “a necessidade é igual e a recetividade tem sido enorme quando explicamos o que estamos a fazer”.