Segundo avançou o The Loadstar, a Amazon está a dar novos passos no sentido de se tornar uma fornecedora de serviços end-to-end, ao disponibilizar aos seus vendedores um serviço de logística de ponta a ponta, gerido pela Supply Chain by Amazon.
A fonte revela que a empresa passa assim a fornecer um pacote completo para transportar produtos do fabricante até ao cliente, utilizando as redes de logística, armazenagem e transporte da Amazon, conectando o Amazon Warehousing and Distribution com os seus centros de distribuição nos EUA.
Para além da gestão de tráfego nas diversas etapas da cadeia de abastecimentos, o novo serviço inclui ferramentas de previsão e otimização, sendo que a Amazon afirma que os vendedores que estão a utilizar este serviço reportaram crescimentos médios de 20% na conversão de vendas, graças a uma maior velocidade de entrega.
Rick Watson, fundador e CEO da RMW Commerce Consulting, considera que este serviço será mais popular entre os pequenos comerciantes: “para vendedores menores que já usam FBA [Fulfillment By Amazon], a nova oferta pode fazer muito sentido”, comentou, “é realmente o Santo Graal – como otimizar sua cadeia de abastecimentos automaticamente, através de alguém com mais capacidades e dados do que você”.
O responsável considera que o aumento de 20% nos números de conversão é um dado “difícil de engolir”, mas considera que os seus benefícios são reais.
“Isso é exatamente o que eu acho que a Shopify queria fazer com a sua oferta de logística, mas não tinha o capital ou a expertise necessários para isso”, comentou, “e a Flexport também não vai fazê-lo, pelo menos não na escala da Amazon, nem perto disso. (…) Esta oferta não terá igual no mercado, em termos de alcance, taxas e capacidades”.
Ainda de acordo com o The Loadstar, a Amazon está a aumentar a sua força na ótica da entrega com um investimento de 2,1 mil milhões de dólares no seu programa Delivery Service Partner, que oferece suporte a proprietários de pequenas empresas que fornecem serviços de entrega. O pacote, que foi anunciado em 13 de setembro, marca a maior injeção única no programa, elevando o investimento total da Amazon para 12,3 mil milhões de dólares desde o seu início, em 2018.