A Foodiq, uma start-up nórdica fundada em 2015, tem como objetivo transformar o sistema alimentar global, focando-se em alimentos à base de plantas e produção local. Recorreu aos serviços da Efficio Consulting para desenvolver uma função de compras robusta.
A start-up está a construir “mini-mills” (centros de maquinagem compactos), de baixo custo, perto dos mercados dos clientes e, atualmente, opera uma fábrica na Finlândia, e planeia estabelecer mais cinco em diferentes países nos próximos dois anos.
Jonas Palm, COO da Fodiq, destaca que a função de compras é um dos desafios de liderar uma start-up. O responsável aponta que, embora muitos intervenientes expressem interesse em transformar o sistema alimentar, poucos estão dispostos a adaptar-se ou a apoiar pequenas empresas em rápido crescimento. Há ainda desafios com os fornecedores que, frequentemente, não acomodam as suas necessidades devido a sistemas rígidos, e ao pequeno poder de compra da empresa.
Antes de recorrer à Efficio, a área das compras era gerida apenas por uma pessoa que utilizava ferramentas básicas de Excel. O COO percebeu que contratar um gestor de compras sénior criaria dependência de uma só pessoa, por isso, optou por trazer conhecimentos externos.
A sustentabilidade é um pilar fundamental para a cadeia de abastecimento da Foodiq. Enquanto alguns ingredientes só podem ser obtidos globalmente, outros são adquiridos a agricultores individuais e cooperativas locais.
Jonas Palma refere que embora alguns fornecedores possam satisfazer as exigência de volume, a priorização continua a ser um problema devido à escassez global que afeta ingredientes-chave. Assim, alguns fornecedores não podem aceitar novos clientes devido aos compromissos existentes. Para enfrentar estes desafios, a empresa procurou fornecedores alternativos e ajustou as composições dos ingredientes sem comprometer a qualidade do produto. O COO envolve-se ativamente com os fornecedores , construindo relações de confiança para garantir os ingredientes certos no momento certo.
A Foodiq antecipa uma expansão significativa nos próximos anos e está a criar um sistema de compras avançado para suportar este crescimento. Recentemente, nomeou um gestor de compras dedicado com experiência operacional que está a receber formação da Efficio. A colaboração está em curso através da implementação de sistemas que exigirão execução a longo-prazo.