A DB Schenker iniciou uma parceria com a Microsoft Cloud Logistics com vista à utilização de Sustainable Aviation Fuel (SAF) e de Sustainable Marine Fuel (SMF). Em causa está a ambição do operador logístico de reduzir de forma abrangente a pegada ambiental das suas práticas de transporte.
Em comunicado, adianta-se que esse investimento inclui igualmente a construção de armazéns logísticos e a implementação de camiões sustentados por energia alternativa.
“Espera-se que a nossa cooperação demonstre que já é possível obter poupanças significativas de CO2 nas atuais cadeias de abastecimento intercontinentais”, afirma, no comunicado, o CEO da DB Schenker, Jochen Thewes, adiantando como exemplos do compromisso da empresa o estatuto BREEAM Excellent recebido pelo armazém nos Países Baixos e a certificação LEED Platinium atribuída ao SuperHub de Illinois, nos Estados Unidos.
Por sua vez, o CVP da Microsoft Cloud Supply Chain, Cliff Henson, nota que a colaboração com a DB Schenker permitiu o desenvolvimento de armazéns sustentáveis de ponta, juntamente com estratégias inovadoras de combustível em todos os meios de transporte de mercadorias.
Ao abrigo da parceria agora anunciada, os combustíveis marítimos e de aviação sustentáveis serão adquiridos pela DB Schenker e atribuídos às expedições aéreas e marítimas de entrada da Microsoft Cloud Logistics, prevendo-se que resultem numa redução de pelo menos 15.000 t de emissões de CO2 por ano.